Influência sobre a sanidade da Banana

Influência sobre a sanidade da BananaA manutenção de uma boa área foliar verde com o controle de pragas e doenças, o uso de protetores e o manejo cuidadoso da terra garantem a produtividade máxima e o desenvolvimento do fruto. Também propicia sombra adequada aos cachos.

O desperfilhamento regular e o desbaste dos dedos dos cachos de bananas garantirão que as reservas sejam direcionadas ao crescimento produtivo do perfilho selecionado e do cacho.

Nitrogen Form and Lime Requirement

A fonte de nitrogênio é especialmente importante. Fertilizantes à base de ureia têm um efeito sobre a acidez do solo no longo prazo, reduzindo o pH e aumentando a necessidade de calcário.

Eles também reduzirão o crescimento e a sanidade radicular e aumentarão os riscos de doenças. Observações de campo evidenciaram que, em pH abaixo de 4,5, a doença Sigatoka é mais comum.

Cuidados devem ser tomados com o uso de todas as fontes de nitrogênio para minimizar a lixiviação, de modo que são recomendáveis aplicações pequenas e frequentes.

Optimum Ca, potassium and magnesium ratios in Soil

É importante manter um uso balanceado entre o potássio e o nitrogênio. Uma alta proporção de potássio:nitrogênio pode causar “polpa amarela” (por exemplo, na África Ocidental). Uma baixa proporção de K:N reduz a resistência a danos causados por ventos e resulta em “queda dos dedos” de cachos maduros na colheita.

A queda dos dedos é mais severa em condições tropicais de alta temperatura, em que as aplicações de nitrogênio, fornecido sob a forma de amônia, junto ao potássio, resultam no íon de amônia competindo com a absorção de potássio e restringindo-a. Essa competição é principalmente devido à nitrificação restrita em temperaturas altas.

Altos níveis de potássio levam a um desbalanceamento com o magnésio e o cálcio. A falta de magnésio provoca o "azulado" das folhas. O suprimento deficiente de cálcio e magnésio culmina em reduções na produtividade e na qualidade do fruto.

Potassium Ratio and Yield

As proporções ideais de potássio no solo, comparadas ao cálcio e ao magnésio, são fornecidas em Proporções ideais de Ca, K e Mg no solo.
Experimentos sugeriram que o balanço entre o potássio, o magnésio e o cálcio nas folhas é importante para a produtividade da banana.

O cálcio é importante para a formação de uma parede celular resistente e, assim, tem um efeito relevante na integridade da planta e do fruto e em problemas de sanidade. Ele também serve como um ativador enzimático e está envolvido na divisão celular estimulando o crescimento das raízes e das folhas. O cálcio é especialmente importante para a produtividade e para a qualidade, de modo que as absorções são geralmente da ordem de 3 kg/t da cultura produzida.

A maior parte da absorção ocorre antes da floração e é importante que suprimentos estejam disponíveis no início do ciclo de crescimento tanto da planta quanto dos brotos para satisfazer às necessidades da planta e do fruto. O cálcio é importante para o enraizamento, e quando o elemento é escasso, as raízes podem escurecer e apodrecer.

Calcium nitrate and yield

O nitrato de cálcio provou ser a fonte de cálcio mais eficiente, quando comparado com outras fontes de cálcio em um experimento realizado na Colômbia.

Calcium and maturity spot
Calcium and maturity spot

Há evidências de que o uso de nitrato de cálcio diminui a incidência e a severidade da Sigatoka Negra. Em experimentos realizados nas Filipinas com YaraLiva, o período de incubação para o desenvolvimento da doença aumentou ligeiramente, levando a um atraso muito significativo no progresso da infecção na planta, passando da nona folha das plantas do controle para a décima folha nas plantas tratadas. Isso pode estar relacionado ao efeito do nitrato na melhoria ou manutenção do pH do solo, já que a incidência de Sigatoka é  mais severa em solos ácidos.

Macronutrient distribution

Manganês

O manganês é essencial para a respiração, o metabolismo do N e a síntese da clorofila, aumentando a produtividade e o crescimento das plantas. Os solos ácidos podem ter níveis relativamente altos de manganês. Nesses casos, o manganês pode competir com a absorção de outros nutrientes e restringi-la. Em locais onde a toxidade do manganês é um problema, as concentrações foliares podem chegar a 6000 ppm e consequentemente a vida pós-colheita do fruto é reduzida, contribuindo para o distúrbio conhecido como maturação mista.

Manganese Balance

A calagem é necessária para minimizar os efeitos da toxidade do manganês. Deve-se tomar cuidado, pois o excesso de calagem pode provocar deficiências de manganês, zinco e outros elementos.

Procure orientação da Yara sobre todos os problemas de sanidade da Banana

Bananas with bruises from transport

Prevenção de anomalias da casca da Banana

O cálcio desempenha uma função importante no aumento da resistência da casca e na redução de injúrias ou de danos durante o transporte, rachadura da casca e quedas dos frutos.