Resumo Nutricional da Banana

As bananas apresentam uma demanda muito alta de nutrientes – mais do que muitas outras culturas. Com plantações que produzem até 100 t/ha, a remoção dos nutrientes também é bastante alta. No entanto, uma vez que 60% das raízes dos cultivares estão a 15 cm de profundidade do solo, além do fato de a lixiviação e a volatilização serem também problemas importantes, o uso cuidadoso de fertilizantes, a reciclagem de serapilheiras e compostos também são essenciais. A remoção precoce de perfilhos minimizará a reciclagem de nutrientes provenientes da planta-mãe.

Fertilizer requirement for 55t/ha yield

É prática comum utilizar aplicações frequentes de fertilizantes – principalmente de nitrogênio e potássio - durante todo o período de cultivo para manter um ótimo crescimento. O estágio inicial do crescimento vegetativo é especialmente importante para o desenvolvimento do cacho. Nesta fase, altos níveis de nutrientes são necessários para garantir a formação da planta e também dos perfilhos. A planta, em particular, exige níveis maiores de nutrientes do que os utilizados normalmente pelos brotos. Os brotos da banana beneficiam-se com a reciclagem dos nutrientes provenientes da planta-mãe e, com isso, as taxas de fertilizantes podem ser reduzidas.

Macronutrientes

Macronutrient uptake - whole plant

A absorção de potássio pode ser mais do que o total de todos os outros nutrientes combinados e 3-4 vezes maior do que a quantidade de nitrogênio necessária. A demanda máxima é por volta do período de floração. Uma pesquisa mostrou que as maiores necessidades totais de potássio da planta devem ser aplicadas antes do período de pico da inflorescência. Tanto a planta quanto os brotos utilizam quantidades semelhantes de potássio durante o período de cultivo, com a remoção de cerca de 5-7 kg/t do fruto.

Macronutriente Remoção (kg/t of Fruit)
Camarões
Tipo N P K Ca Mg S
Banana (média de 2 culturas) 1.97 0.25 6.60 0.21 0.32 0.27
Da Terra (média de 4 culturas) 1.6 0.23 5.04 0.15 0.21 0.14
Fonte: Marchal and Mallessard - 1979

O nitrogênio é necessário em todo o período de cultivo para estimular o crescimento, mas o principal período de absorção ocorre durante o crescimento foliar e do pseudocaule. As plantas-mãe têm uma necessidade um pouco maior de nitrogênio no estágio inicial de cultivo do que os brotos. Cerca de 6 kg de nitrogênio utilizados para cada tonelada de todo o material produzido pela planta. Uma vez que a bananeira não pode armazenar nitrogênio, aplicações regulares de fertilizantes são importantes para evitar deficiências, especialmente sob condições de alta lixiviação.
O cálcio é o terceiro nutriente mais importante para a cultura com cerca de 3 kg/t de planta e fruto utilizados por estação. A principal absorção ocorre antes da brotação ou no estágio inicial de crescimento.
As necessidades de fósforo são pequenas, geralmente menos de 1 kg/t de planta e fruto para as bananas Cavendish. A cultura exige um suprimento constante em todo o período de crescimento.

A absorção de magnésio é relativamente uniforme durante todo o período de crescimento. Embora entre 30 e 40% da absorção total de nitrogênio, fósforo e potássio terminem no cacho, somente 10-15% da quantidade total de cálcio e magnésio encontra-se no fruto. Entretanto, o cálcio e o magnésio são especialmente importantes para a boa integridade do fruto e para a conservação de longo prazo, assim como para produtividade total da banana.
A absorção mais rápida de enxofre ocorre do perfilho para o estágio de brotação e a planta utiliza cerca de1 kg/t de planta e fruto.

Micronutrientes

Embora quantidades muito menores de micronutrientes sejam necessárias para satisfazer um bom crescimento, o ferro, o zinco, o manganês, o boro, o cobre e o molibdênio são elementos importantes.
O ferro é necessário em quantidades maiores e, junto com o manganês, é importante para estimular o crescimento.
O boro e o zinco desempenham uma função importante na melhoria da qualidade da cultura. A absorção de micronutrientes é maior durante os estágios iniciais de crescimento.

Micronutrient removal in fruit
Micronutrient Uptake