Influência sobre o comprimento e o número de pencas do cacho

Nutrição de plantas e comprimento e número de pencas do cacho

Figure 17 Nitrogen Increases Fruit weight
Nitrogen and Fruit Number

A aplicação de nitrogênio é utilizada para a produção de matéria seca e produtividade, como o peso, o comprimento e número de pencas do cacho. As bananas da terra podem ser tão responsivos ao nitrogênio quanto as bananas.

Nitrogen and Yield

Por causa do sistema radicular superficial da planta e das perdas significativas que ocorrem devido à lixiviação e à volatilização, aplicações regulares de N são importantes. Além disso, as bananeiras são incapazes também de armazenar nitrogênio no pseudocaule. Desse modo, qualquer falta de nitrogênio retarda o crescimento, tornando a planta "paralisada".
Por outro lado, o excesso de nitrogênio prolongará o cacho, resultando em grandes falhas indesejáveis entre as pencas. Os cachos também são menores, não se desenvolvem apropriadamente, têm uma vida pós-colheita reduzida e estão mais propensos à queda da planta.

É importante manter um balanço entre o potássio e o nitrogênio. Caso contrário, a emergência do cacho de banana pode atrasar, criando pedúnculos de frutos frágeis, com a consequente queda dos frutos maduros do cacho. Os cachos têm também pencas mais divididas, que são mais facilmente danificadas no transporte.

Survey of leaf analysis

A proporção crítica de nitrogênio: potássio na folha para uma produtividade ideal varia entre 1:1 e 1,6:1, dependendo do método utilizado para a análise foliar e a porção da folha amostrada.