Requisitos do mercado da batata

Em muitos países, não é mais possível plantar uma cultura de batata, visando ao mercado em geral. Os produtores devem agora cumprir critérios rigorosos de qualidade estabelecidos por um usuário-final específico ou enfrentar prejuízos financeiros e, na pior das hipóteses, a rejeição da safra.
Consequentemente, todo o programa de cultivo, desde a escolha da variedade, do espaçamento entre as sementes e do manejo agronômico até a dessecação e o armazenamento, é projetado para ter uma alta produtividade que atenda aos requisitos de qualidade do mercado.

Batatas para o mercado de produtos frescos

A qualidade dos tubérculos, em termos de aspecto e qualidade de cozimento, é de suma importância para o consumidor. Depende muito da escolha da variedade, mas também do modo como a batata é cultivada. Para o mercado de produtos frescos, os tubérculos precisam ser consistentes na forma e no tamanho (4,6-8,4cm), com boas cascas que estejam livres de qualquer doença ou manchas.

O teor de matéria seca (MS) é também importante, já que os tubérculos com uma MS acima de 18-20% são mais suscetíveis a injúrias e podem se desintegrar durante o cozimento. As batatas frescas são, cada vez mais, vendidas 'pré-embaladas'. As classificações de preços mais baixos são vendidas soltas ou em embalagens econômicas.

batata branca
Batata com casca branca
batata vermelha
Batata com casca vermelha

Batatas para processamento

As batatas para processamento devem ter um formato uniforme, um tamanho padrão e qualidade em todo o tubérculo. Para batatas fritas e chips, um alto teor de MS é necessário para obter boa cor na fritura. Gráficos com cores-padrão são utilizados pelos processadores para obter uma cor consistente de fritura. No passado, contratos determinavam que 18% de MS era o mínimo. No entanto, as normas atuais da indústria buscam batatas com 20-25% de MS.

Certos tipos de açúcares - especialmente os açúcares redutores - devem também ser baixos, caso contrário, a batata frita ou chips ficará marrom durante o cozimento. Os contratos geralmente especificam uma faixa aceitável de açúcares redutores. Os processadores geralmente aplicam multas contratuais por perdas, devido a manchas, injúrias, danos provocados por pragas, coloração esverdeada, rachaduras de crescimento, etc. Um contrato padrão especificará um máximo de 5% de batatas fora do padrão por peso - isto é, 1kg em 20kg.

batatas cozidas
Excesso de N e alto teor de açúcares redutores tornam as batatas marrons quando cozidas.
batata frita
A cor consistente da fritura é uma qualidade importante.

Produção de amido

A batata é uma das fontes mais importantes de amido em todo o mundo. A escolha da variedade é muito importante e batatas com teor de amido superior a 13% são exigidas em países como a Alemanha. Quanto mais elevado o teor de amido, menor o resíduo. Os tubérculos de batata contêm uma grande variedade de tamanhos de grânulos de amido (10 cm versus 0,5-4 cm para cereais), assim como têm um alto teor de fosfato. A qualidade do amido influencia as propriedades da massa final, especialmente a sua viscosidade.

Produção de sementes

A produtividade e a qualidade da cultura dependem principalmente do status de sanidade da semente. A fim de que os produtores possam ter certeza da qualidade das sementes compradas, alguns países têm a produção de sementes controlada por "Seed  Classification  Schemes (Sistemas de Classificação de Sementes)".
As batatas cultivadas para sementes devem consistir em uma série uniforme de tubérculos pequenos, bem-formados - geralmente com tamanho entre uma faixa de 3,0 a 5,6 cm de diâmetro. Em locais onde são utilizados pedaços de sementes cortadas, devem-se utilizar fungicidas para reduzir riscos a doenças.