Função do Nitrogênio na Produção de Batata

O nitrogênio é importante para promover o crescimento e fornecer uma alta produtividade. Ele garante ótima produção de fotossintatos nas folhas.

Efeito do Nitrogênio nos Estágios de Crescimento

Estágio Efeito do nitrogênio
Plantio Crescimento inicial e matéria seca
Pós-plantio Aplicações distribuídas para evitar perdas
Amontoa Segunda aplicação distribuída
Floração e enchimento Manter o crescimento dos tubérculos
Saiba mais em: Estágio de crescimento da batata.

Diretrizes Gerais para a Aplicação de Nitrogênio

A quantidade total de nitrogênio fornecida irá variar de acordo com o tempo que o dossel precise ser mantido e com quaisquer perdas potenciais, como a lixiviação. As taxas de N totais ideais variam de acordo com o tipo do solo e o histórico da cultura anterior. Onde houver respostas nítidas de produtividade a aplicações muito altas (>121 kg/acre), verificações devem ser feitas para perdas decorrentes de lixiviação.
Onde houver respostas nítidas de produtividade a aplicações muito altas (>121 kg/acre), verificações devem ser feitas para perdas decorrentes de lixiviação. As batatas são muito responsivas a NPK no plantio. Uma nutrição balanceada, de uma certa maneira, – geralmente com magnésio e enxofre aplicados ao mesmo tempo – garante um bom começo para a cultura de batata. O uso excessivo de N no estágio inicial pode levar ao crescimento excessivo do vegetal em detrimento da formação dos tubérculos.

Deficiências de Nitrogênio na Batata

Quando há deficiência de nitrogênio, as folhas da batata são verde/amarelas pálidas, pequenas e caem precocemente. A planta apresenta o crescimento atrofiado com apenas alguns talos finos. A produtividade é baixa, já que poucos tubérculos são formados.
Saiba mais sobre as deficiências de nitrogênio e de outros nutrientes em batatas em Nutrição da Cultura de Batata.