Resumo Nutricional da Batata

Um balanço correto entre macronutrientes e micronutrientes é essencial para obter os melhores resultados possíveis das culturas de batata.

Macronutrientes

A absorção de nutrientes varia de acordo com o estágio de crescimento da planta (Vide slide acima). Embora a remoção varie de campo para campo e dependa da produtividade, as culturas de batatas podem utilizar 50% mais de potássio do que nitrogênio. Uma cultura de 15,6 t/acre pode remover mais de 80 kg/acre de potássio e 46 kg/acre de nitrogênio. Tanto o potássio quanto o nitrogênio são necessários em todo o crescimento vegetativo, na formação do tubérculo e no enchimento.

Nitrogênio

O nitrogênio é importante para o crescimento das folhas e dos tubérculos. Como o potássio, uma grande quantidade de nitrogênio é reciclada da folha para o tubérculo durante o seu enchimento.

Fosfato

O fosfato é também necessário em quantidades relativamente grandes, especialmente durante o crescimento inicial, para estimular o enraizamento e a formação dos tubérculos, e, depois, novamente, ao final da estação de plantio para o enchimento.

Potássio

O potássio é não só muito importante para uma alta produtividade, mas também para a manutenção da integridade do tubérculo. O "consumo de luxo" do potássio é típico em batatas.

Cálcio

Um suprimento regular de cálcio é essencial para garantir o crescimento foliar sem estresse. Taxas relativamente altas de fertilizante de cálcio são necessárias para obter pequenas quantidades no tubérculo, o que é essencial para a qualidade da cultura.

Magnésio

O magnésio é mais importante nos estágios finais de crescimento, especialmente durante o enchimento (Vide slide), em que desempenha uma função importante na manutenção da qualidade do tubérculo.

Enxofre

O enxofre é necessário para todos os estágios de crescimento e muito importante na redução da sarna comum.

Micronutrientes

Embora sejam necessárias quantidades muito pequenas de micronutrientes, o balanço correto é essencial para a produção de uma cultura de qualidade.

Boro

O boro é necessário em quantidades maiores para garantir diversos processos importantes de crescimento que continuam sem controle. É também importante para otimizar a utilização de cálcio.

Cobre

Embora sejam utilizadas quantidades significativas de cobre, as deficiências raramente são observadas, com a maioria dos solos fornecendo suprimentos adequados no longo prazo.

Manganês e zinco

O manganês e o zinco são importantes para a produtividade. O zinco desempenha uma função importante na assimilação de N, no metabolismo e na formação de amido.

Molibdênio

O molibdênio pode ser importante em solos de pH baixo.