Influência na Qualidade da Batata

Há três critérios principais que definem a qualidade da batata: qualidade do tubérculo, aspecto final da casca, armazenamento e qualidade no cozimento. Um programa de nutrição de plantas balanceado é importante para ajudar a controlar todos esses critérios.

Qualidade do tubérculo

A qualidade do tubérculo, seja quanto ao teor de matéria seca ou ao teor de amido, seja quanto às anomalias internas ou à capacidade de cozimento, é essencial para o usuário final.

O nitrogênio estimula o crescimento das folhas e dos tubérculos, assim como maximiza a produção de amido; o fosfato mantém o crescimento das folhas e dos tubérculos, além de influenciar a qualidade e o teor de amido; o potássio maximiza a absorção de água e a produção de matéria seca, assim como pode ajudar a reduzir o nível de injúrias; o cálcio minimiza manchas escuras e de ferrugem; o magnésio garante uma forte capacidade fotossintética e um bom crescimento; o boro ajuda a reduzir manchas de ferrugem internas e o escurecimento enzimático.

Aspecto final da casca

O aspecto final da casca da batata está se tornando mais importante, já que os consumidores, cada vez mais, exigem batatas com cascas limpas e atrativas, especialmente ao comprar batatas pré-embaladas ou soltas. Tubérculos com doenças na superfície da casca não são somente menos atrativos, mas também é provável que tenham um tempo de armazenamento menor.

A nutrição balanceada das plantas reduzirá a incidência de anomalias na casca do tubérculo e melhorará o revestimento dela. O cálcio fortalece as cascas dos tubérculos, proporcionando melhor resistência a doenças; o boro potencializa o efeito do cálcio ao melhorar a absorção e, assim, pode reduzir os níveis de sarna comum da batata e outras doenças de tubérculos; o zinco pode minimizar a sarna pulverulenta; e o enxofre pode reduzir tanto a infecção da sarna comum quanto a pulverulenta.

Armazenamento e qualidade do cozimento

O armazenamento e a qualidade de cozimento não podem ser negligenciados, de modo que assim que cultura é colhida, o trabalho não terminou, já que na maioria dos países as batatas precisam ser armazenadas para garantir a continuidade do abastecimento durante todo o ano. Os tubérculos que estão menos propensos a injúrias ou descoloração terão uma melhor conservação no armazenamento e reterão melhor as qualidades de cozimento.

A nutrição balanceada da cultura, antes da colheita, influenciará o armazenamento e a qualidade do cozimento dos tubérculos das batatas. O potássio, o cálcio, o magnésio e o boro, todos têm efeitos positivos no armazenamento e na qualidade do cozimento dos tubérculos das batatas ao reduzir as injúrias, o escurecimento enzimático e a descoloração.

Procure Orientação da Yara sobre Todos os Problemas de Qualidade da Batata

Promo Image Three

Reduzindo Manchas Internas na Batata

A Mancha Interna de Ferrugem (Internal Rust Spot-IRS) é um defeito fisiológico interno em que pequenas manchas castanhas devido à morte de células aparecem no tubérculo.

Promo Image Four

Melhorando o Aspecto Final da Casca

O aspecto final da casca está se tornando mais importante, já que os consumidores, cada vez mais, exigem batatas com cascas limpas e atrativas.

Promo Link Image Five

Reduzindo Injúrias no Tubérculo

As injúrias na batata é um sério problema na indústria da batata e é a causa principal de reclamação dos consumidores e de perda econômica no setor.