Reduzindo Manchas Internas na Batata

A Mancha Interna de Ferrugem (Internal Rust Spot-IRS), também conhecida como "Internal Fleck", é um defeito fisiológico interno em que pequenas manchas castanhas, devido à morte de células, aparecem no tubérculo. A Mancha Interna Marrom (Internal Brown Spot-IBS) é qualquer mancha contida dentro do anel vascular no tecido medular.

Nutrição das Plantas e Mancha Interna da Batata

A mancha interna é geralmente associada ao suprimento deficiente ou interrompido de cálcio às células recém-formadas e em expansão. O cálcio é incorporado às paredes celulares e não pode ser redistribuído, de modo que é essencial fornecer cálcio às células novas à medida que são formadas. O cálcio não pode entrar nas células assim que a expansão das células ocorre, de modo que pouco cálcio levará ao colapso das células e à sua morte, causando o aspecto das manchas.

Cálcio

Calcium Graph

This study demonstrates the relationship between the rate of applied calcium, calcium content of peel and the incidence of internal rust spot.

Anomalias internas, como a mancha de ferrugem interna (IRS) ou a mancha interna marrom (IBS), podem ser reduzidas por meio de um bom suprimento de cálcio, na forma de nitrato de cálcio, na amontoa ou durante o desenvolvimento inicial dos tubérculos.
Uma experiência demonstrou que garantindo que haja um mínimo de 0,15% de cálcio na casca, melhora-se o aspecto final da batata, aumenta-se a tolerância a doenças e minimiza-se IRS. A análise da casca é um bom modo de confirmar se uma doença ou problema de revestimento da casca está relacionado ao cálcio. Mesmo menores quantidades de cálcio no tubérculo podem fazer uma grande diferença.

Boro

Boron Graph

This trial shows how boron influences the calcium content of tubers and so also the incidence of internal rust spot.

Junto ao potássio, ao cálcio e ao magnésio, o boro é um elemento importante presente na parede celular. Neste caso ele atua como um cimento entre as pectinas, fornecendo resistência coesiva para o tecido celular. Portanto, o boro afeta as características da qualidade de conservação dos tubérculos. O boro afeta a absorção de cálcio, de modo que os suprimentos são importantes para garantir uma nutrição balanceada.

Outras Práticas de Manejo de Culturas com Influência nas Manchas Internas

  • Evitar campos com fatores adversos, como drenagem ruim ou baixos recursos de retenção de água 
  • Planejar a irrigação para maximizar as características de qualidade