Reduzindo a Incidência de Podridão Mole na Batata

Soft Rots

A podridão mole decorre de uma série de doenças bacterianas de clima quente, geralmente a canela preta (Erwinia spp), que entra nos tubérculos através de danos mecânicos, apodrecendo-os no armazenamento.
A nutrição balanceada da plantação, antes da colheita, influenciará o armazenamento dos tubérculos das batatas. O cálcio e o boro, em especial, podem ter efeitos positivos contra a podridão mole.

Nutrição das Plantas e Podridão Mole da Batata

Cálcio

Calcium Effect on Soft Rot

A evidência mostra que o fortalecimento da parede celular do tubérculo com cálcio pode ajudar a reduzir a severidade da podridão mole, causada pela Erwinia, no armazenamento.
Este estudo demonstra a relação entre a disponibilidade de cálcio, o teor desse nutriente na casca e a perda de peso causada pela podridão mole da Erwinia.

Calcium Uptake by Variety

Altos níveis de cálcio no tubérculo também reduzem os riscos de injúria na colheita e no transporte posteriormente. As variedades diferem na absorção de cálcio. Porém, o uso de nitrato de cálcio no lugar de nitrato de amônio maximiza a absorção, reduz o risco de injúrias que permitem a entrada de doenças. 
Este teste realizado nos EUA mostra que o uso de nitrato de cálcio no lugar de nitrato de amônio resultou em níveis maiores de cálcio em tubérculos em muitas variedades.

Boro

Effect of Boron on Calcium levels in tubers

Junto ao potássio, ao cálcio e ao magnésio, o boro é um elemento importante presente na parede celular. Neste caso, ele atua como um cimento entre as pectinas, fornecendo resistência coesiva para o tecido celular. Portanto, o boro afeta as características da qualidade de conservação dos tubérculos. O boro afeta a absorção de cálcio, de modo que os suprimentos são importantes para garantir uma nutrição balanceada.
Este teste mostra como o boro influencia o teor de cálcio nos tubérculos, assim como a incidência de mancha de ferrugem interna.

Outras Práticas de Manejo de Culturas que Reduzem a Podridão Mole da Batata

  • Colher com antecedência de modo a minimizar a entrada de doenças tardias  
  • Tomar cuidado durante a colheita e a classificação para reduzir lesões e injúrias 
  • Desinfetar áreas de armazenamento de sementes para reduzir a transmissão de doenças 
  • Colher em boas condições para evitar lesões e infestação de doenças  
  • Utilizar tratamentos no armazenamento (por exemplo, fungicidas) para reduzir o desenvolvimento de doenças no tubérculo  
  • Controlar a temperatura e a umidade no armazenamento