Produção Mundial De Café

Em torno de 7,7 milhões de toneladas grãos de café são produzidos anualmente em 10,5 milhões de hectares de mais de 50 países. A maioria – em torno de 85% do total mundial – é produzida na América Central e do Sul. Em torno de 85% do café produzido é “Arábica”.Do restante, 10% são produzidos  na Ásia e 5% na África.

Nessas regiões, o café “Robusta” é mais comum. O maior produtor é o Brasil, com 2,2 milhões de toneladas produzidas em 2,3 milhões de ha. Vietnã, Indonésia e Colômbia são os outros países com maior produção, produzindo entre 0,6-1,0 milhão de toneladas cada país em um total de 2,6 milhões de ha.

Top 10 Coffee Producers in the World by Area Harvested
Top 10 Coffee Producers in the World, by Country

O Brasil é o maior exportador, com 29% do total exportado. Vietnã e Colômbia são também grandes exportadores com 16 e 11% da exportação total mundial, respectivamente.

O café Arábica é dividido entre “Natural do Brasil” e “Suaves”, como o “Suave Colombiano”. Uma menor porcentagem (em torno de 20%) do café Arábica da Colômbia, Costa Rica e Guatemala é vendida como “gourmet”.

Coffee Production

As produtividades médias de café ao redor do mundo são em torno de 0,7t/ha, mas em sistemas mais intensivos, ex., Brasil, Vietnã, Costa Rica, Colômbia e Guatemala, as produtividades ficam em torno de 1-1,4 t/ha. A média de produtividade de café Robusta no Vietnã é de 2 t/ha.

Os maiores consumidores de café são os escandinavos. O consumo per capita na Noruega, Dinamarca e Finlândia é superior a 10 kg/pessoa por ano. 

A Europa Ocidental é também grande consumidora de café, em torno de 4-8 kg/pessoa. Em comparação, norte-americanos, canadenses e australianos têm menor consumo.