Melhorando a Qualidade da Bebida do Café

Um bom café possui aroma e sabor distintos, e ambos resultam de uma combinação de constituintes químicos do grão. 

Embora a qualidade dos grãos sejam determinadas pelo ambiente de crescimento (clima, altitude, tipo de solo, variedade e práticas agronômicas), o nível de constituintes químicos é reduzido durante o processamento, principalmente sob má fermentação.

IN USE IMAGE coffee cup

É geralmente aceito que os processos úmidos produzem uma bebida com melhor sabor e aroma. Grãos imaturos, danificados e doentes podem resultar em efeitos adversos na qualidade dos constituintes químicos do café.

O consumidor final quer uma bebida consistente e limpa. Países diferentes possuem sabores e exigências distintas. A qualidade dos grãos verdes de café é determinada pelo aspecto físico, e quando torrados, pela fragrância e finalmente por provadores especialistas que analisam cores e pontuam sabor, aroma e corpo.

Em geral, o café Arábica possui melhor qualidade de bebida que o café Robusta.

Nutrição de Plantas e Qualidade da Bebida de Café

Potássio

Potassium - Processed coffee quality

O potássio tem um papel crucial na qualidade do café, devido ao seu papel no movimento de açúcares provenientes da folha para os frutos. Ele possui efeito direto na qualidade do café processado. Ao aumentar o uso de K até a quantidade máxima de 200 kg/ha em ensaios, houve melhoria na atividade de polifenoloxidase, índice de cor e teor de açúcares, os quais são relacionados diretamente à qualidade da bebida de café.

Potassium - Processed coffee quality
Potassium - Processed Coffee Quality
Potassium rate and potassium form

Nos mesmos ensaios, a forma mais eficiente de potássio foi nitrato de potássio. Com a finalidade de atingir a qualidade ótima de café, menos nitrato de potássio foi necessário em comparação com o potássio aplicado como sulfato de potássio e cloreto de potássio.

Cálcio/Boro

Nitrabor and overall coffee quality

O cálcio é importante para fortalecer a parede celular, que possui efeito na manutenção da qualidade dos frutos e também na qualidade da bebida de café. Embora menos de 15% do cálcio contido na planta de café sejam encontrados nos frutos, essa baixa concentração é crítica para a qualidade do café. Ensaios conduzidos pelo Cenicafe (Centro Nacional de Investigaciones de Café), na Colombia, indicam que a aplicação de YaraLiva Nitrabor pode ajudar a melhorar a qualidade do café. Sabe-se que cálcio e boro atuam juntos na formação de paredes celulares mais resistentes.