Exigências do Mercado de Citros

Frutos Frescos

Consumidores são influenciados pelo aroma e sabor, assim como pela aparência e formato dos frutos. As laranjas precisam ser doces com pele alaranjada e brilhante. Tangerinas precisam ser fáceis de descascar e ter uma coloração laranja-avermelhada. Com limões, a coloração brilhante e o formato são importantes – a maioria dos consumidores prefere um limão que não seja muito alongado ou arredondado.

A espessura da casca também é um importante parâmetro de qualidade, pois influencia a qualidade no transporte, a facilidade de descascar o fruto e características de produção de óleo. Cascas mais espessas fornecem níveis mais altos de extração de óleo e oferecem uma maior resistência contra pragas e melhor capacidade de armazenamento/transporte. No mercado de frutas frescas, uma casca mais espessa é considerada mais fácil de descascar. Porém, casca excessivamente espessa é indesejável.

Desde que a qualidade interna dos frutos seja aceitável, alguns mercados toleram manchas na casca. A tendência de frutos sem sementes para consumo in natura tem aumentado.

Aroma e sabor são relacionados com o conteúdo de Sólidos Solúveis Totais (SST), acidez e quantidade de sabores amargos ou aromáticos no fruto. A determinação do conteúdo de SST normalmente é obtida a partir da avaliação do °Brix do fruto (Tabela 1).

citrus market requirements chart for quality and taste

Nos EUA, uma relação SST/Acidez mínima na maturidade de 7 a 9:1 é normalmente desejada para laranjas e tangerinas. Na Espanha, o mínimo é 6:1 para poncans e laranjas precoces, e aumenta para 8:1 para tangerinas “Fortune”. Em toranjas, entre 5 e 7:1 é o padrão para o mercado.

Para limões, o nível de acidez é particularmente importante. Variedades de limão tem entre 5-7% (principalmente ácido cítrico), comparado com em torno de 1% das laranjas.

Em climas tropicais, a colheita da laranja se inicia quando a relação mínima SST/Acidez (definida acima) é alcançada e os frutos apresentam coloração verde-amarelada em menos que 25% da sua superfície. Em clima mediterrâneos, os frutos são colhidos quando a relação SST/Acidez é atingida e os frutos apresentam cor alaranjada em toda a superfície. Exceções com relação à cor do fruto podem ser feitas em colheitas precoces de frutos, porém esses frutos podem perder a coloração verde por meio de câmaras de etileno.

Limões são considerados maduros quando uma certa porcentagem de suco é obtida. Na Nova Zelândia, por exemplo, é considerada a porcentagem de 25-35% para limões e 45-50% para lima. Na Espanha, o rendimento de suco mínimo para limões é entre 30-40%.

Tamanho e qualidade aceitáveis variam de acordo com o mercado, e a maioria dos países definem os seus padrões mínimos.

Rachaduras, trincamentos e outras desordens fisiológicas são indesejáveis. Uma nutrição correta de cálcio e potássio é fundamental para minimizar os riscos de produção de frutos de má qualidade.

Frutos Processados

Embora a produtividade seja frequentemente o principal foco na produção de citros para processamento, a qualidade do suco também é importante, e os frutos são analisados em termos de SST e acidez.

A relação SST/Acidez fornece um indicativo de sabor do fruto – doce ou azedo. Os valores mínimos de maturação para laranjas variam durante a safra e também de acordo com país e região.

citrus brx tss acid ratio maturity values

Quanto menor a relação SST/Acidez, mais adoçantes são adicionados para atingir o sabor adequado. Sucos adoçados são rotulados como tal e possuem menor valor de mercado.

A coloração do suco também é importante a os países possuem pontuações para os níveis de coloração que são exigidos para comercialização.

Quanto mais espessa é a casca, menor é a proporção de parte comestível do fruto e também menor será o rendimento de suco relativo, levando a menores níveis de extração de sucos para a indústria de processamento.

Em geral, os frutos não devem apresentar cortes, lesões e cicatrizes, os quais irão certamente afetar negativamente os segmentos do suco.

Grading oranges in florida
Grading oranges in Florida