Funções do Cálcio na Produção de Citros

O cálcio é um componente chave da parede celular e também possui influência direta na regulação de sistemas enzimáticos, atividade de fitohormônios e extração de nutrientes. O cálcio também influencia o alongamento do tubo polínico e a formação da sementes.

Calcium effect at growth stages

Stage Calcium effect
Flowering To aid leaf growth, pollination and fruit set
Fruit Set Provide good fruit productivity and quality
Fruit Enlargement and Maturation Boost leaf growth and tree vigor and reduce skin disordersincluding fruit splitting and albedo breakdown
Post Harvest To maintain tree root health and productivity and to encourage leaf flush
See more on Citrus Growth Stages.

Orientações Gerais para Aplicação de Cálcio

O uso anual e cumulativo de cálcio gera altas produtividades. O uso de nitrato de cálcio propicia maiores produtividades quando comparado ao nitrato de amônio. A fertirrigação usando nitrato de cálcio é uma maneira altamente eficiente de maximizar a nutrição com cálcio e produtividade. Melhorias significativas no pegamento de frutos podem ser obtidas como resultado da aplicação de nitrato de cálcio realizada imediatamente antes e durante florescimento.

Deficiência de Cálcio em Citros

Existem poucos sinais visuais de deficiência de cálcio nas folhas. As folhas podem apresentar sintomas entre as nervuras similares às deficiências de ferro e manganês, mas raramente ocorrem. Folhas com níveis de cálcio abaixo de 1,6% são deficientes, porém as plantas perdem vigor e começam a desfolhar quando os níveis de cálcio estão abaixo de 3%.
Plantas deficientes em cálcio ficam atrofiadas devido ao insuficinete desenvolvimento de raízes, com folhagem verde escura. Os principais impactos de deficiência de cálcio são os sistemas radiculares mais suscetíveis à doenças radiculares e frutos mais propensos a rachaduras e ao colapso de albedo.