Funções do Manganês na Produção de Citros

Na produção de citros, o manganês está relacionado com a fotossíntese, uso eficiente de N, metabolismo de proteínas e ativação enzimática.

Manganese effect at growth stages

Stage Manganese effect
Fruit Set To maintain fruit yield and quality should be applied with each leaf flush
Fruit Enlargement and Maturation Maintain fruit yield
Post Harvest When needed for post harvest foliage flush
See more on Citrus Growth Stages.

Orientações Gerais para Aplicação de Manganês

Deficiências severas e persistentes de manganês reduzem o crescimento, a produtividade, prejudicando o cultivo das plantas em geral. O manganês é importante para a fotossíntese, uso eficiente de N, metabolismo de proteínas e ativação enzimática. Tanto a aplicação via solo quanto a aplicação via foliar resultam em aumentos de produtividades em plantas deficientes. Isso é principalmente resultado de incremento no número de frutos por planta.

Deficiências de Manganês em Citros

A deficiência de manganês é normalmente observada em folhas jovens na forma de amarelecimento mosqueado na folha. As nervuras permanecem verdes, enquanto a área entre as nervuras ficam verde-pálidas a amarelas. Em casos extremos, pontos brancos também podem ser encontrados entre as nervuras. A prática usual é a pulverização foliar com Mn e Zn para suprir qualquer deficiência de ambos. Mn e Fe possuem forte interação; as plantas deficientes em Mn possuem alto teor de Fe e vice-versa.