Funções do Nitrogênio na Produção de Citros

O nitrogênio é um componente-chave de enzimas, vitaminas, clorofila e outros constituintes celulares, os quais são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Portanto, o nitrogênio é um dos nutrientes essenciais mais importantes para a obtenção de altas produtividades de citros.

Nitrogen effect at growth stages

Stage Nitrogen effect
Flowering Boost yield and tree productivity
Fruit Set Maintain leaf growth, flowering and strong fruit set
Fruit Enlargement and Maturation Maintain yields and improve skin thickness and fruit acidity
Post Harvest Encourage active flush of foliage
See more on Citrus Growth Stages.

Orientações Gerais para Aplicação de Nitrogênio

Uma ótima resposta a nitrogênio varia de acordo com a idade da planta. Um programa anual de adubação nitrogenada é necessário para a reposição de nitrogênio que é removido na colheita dos frutos, visando assim, assegurar a produtividade em longo prazo. A quantidade de N é dividida normalmente em 3-5 aplicações iguais durante o crescimento da cultura e durante períodos de crescimento ativo de raízes, flores e frutos.

Deficiência de Nitrogênio em Citros

As deficiências de nitrogênio são raramente encontradas porque o N é aplicado em doses suficientes na grande maioria dos pomares de citros. As deficiência aparecem quando os conteúdos de N nas folhas caem para abaixo de 2% da matéria seca. Toda a folha (incluindo áreas entre nervuras) se torna verde-pálida/amarela e cai precocemente, e  em casos de deficiência severa, o crescimento se torna desigual e atrofiado.