Funções do Potássio na Produção de Citros

Junto com o nitrogênio, o potássio é um dos nutrientes mais importantes para produção de citros. Ele é necessário para ativação enzimática, divisão celular fotossíntese, transporte de fotossintatos e regulação de osmose.

Efeito de potássio nos estágios de crescimento

Estágios Efeito do Potássio
Flowering Establish good early growth
Fruit Set Continued strong growth
Fruit Enlargement and Maturation Maximize fruit fill and fruit size, productivity, skin quality and vitamin C content and reduce granulation and fruit splitting
Post Harvest Maintain long-term fruit productivity
See more on Citrus Growth Stages.

Orientações Gerais para Aplicação de Potássio

Frutos de citros extraem mais potássio do que qualquer outro nutriente. A aplicação das doses podem ser calculadas baseando-se em análises de solo e foliar, sendo a análise de solo a mais utilizada. Doses de 300-600g K2O/árvore são geralmente aplicadas e 3-5 parcelamentos durante o ciclo de crescimento. A fase de maior extração de potássio ocorre durante desenvolvimento final de frutos e as doses aplicadas precisam ser aumentadas nessas fases.

Deficiências de Potássio em Citros

Os sintomas de deficiência visual podem variar durante o desenvolvimento da cultura. Os primeiros sintomas de deficiência de potássio podem ser manchas amarelo/bronzeadas nas margens das folhas. Tais manchas então aumentam de tamanho e avançam para o interior da folha até o momento em que as folhas ficam completamente cobertas com a mesma coloração amarelada. Rachadura nos frutos é outro sintoma de baixos níveis de potássio. Análises regulares de tecido foliar devem ser feitas para prevenir tais problemas. As aplicações de potássio resultam em folhas vigorosas e verde-escuras.