Funções do Zinco na Produção de Citros

A deficiência de zinco reduz significativamente o crescimento da cultura e a produtividade potencial.

Zinc effect at growth stages

Stage Zinc effect
Fruit Set To maintain fruit yield and quality should be applied with each leaf flush
Fruit Enlargement and Maturation Maintain fruit quality
Post Harvest When needed for post harvest foliage flush
See more on Citrus Growth Stages.

Orientações Gerais para Aplicação de Zinco

As principais funções do zinco são a ação como cofator enzimático e o envolvimento na produção de reguladores de crescimento responsáveis pela elongação de internódios e desenvolvimento de cloroplastos. A deficiência de Zn reduz significativamente o crescimento e a produtividade potencial. Baixos teores de zinco reduzem número de frutos por planta, e em menor extensão, o tamanho dos frutos, resultando em decréscimos de produtividade. Tanto a aplicação via solo quanto a foliar são eficientes em incrementar a produtividade de citros.

Deficiências de Zinco em Citros

Os sintomas de deficiência de zinco em citros surgem na forma de pontos cloróticos na folha (‘folha mosqueada’) e/ou áreas brancas entre as nervuras com as nervuras verdes. Folhas jovens são significativamente atrofiadas e com frequência ocorrem na forma de rosetas, devido aos internódios dos ramos e galhos serem mais curtos sob tal condição. O perecimento dos galhos podem ser corrigidos por meio de pulverizações foliares. A deficiência de Zn é mais comum em solos arenosos que normalmente possuem baixos níveis de zinco, e sob condições de alto pH e alta umidade do solo.

Solos nivelados mecanicamente e que possuem teores variáveis de matéria orgânica nas camadas superficiais do solo são particularmente mais propensos a apresentar deficiência de zinco. As aplicações via solo são mais eficientes em solos de baixo pH do que em solos de alto pH. Pulverizações com zinco na folha realizadas após florescimento são mais eficientes no controle de deficiências de zinco. Deve-se usar análises foliares para analisar deficiências.