Produção Mundial de Citros

Em todo o mundo, a produção anual de todas as espécies de citros atualmente se situa em torno de 100 milhões de toneladas, cobrindo uma área de aproximadamente 7,5 milhões de hectares. Isso significa mais de 50% da produção obtida durante o final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Em torno de 60% de toda a produção de citros são laranjas e 23% tangerinas, clementinas e satsumas (poncans). Em torno de 13,7 milhões de toneladas de limão e limas e 4,4 milhões de toneladas de toranjas e pomelos são também produzidos. 

Produtividades médias se situam em torno de 2,1-2,7 t/ha, porém países com produção mais intensiva possuem médias nacionais de produtividade de citros de 4-6 t/ha e os melhores produtores, nas regiões mais favoráveis, alcançam 8-10 t/ha. O Brasil produz um quarto da produção mundial de citros, sendo que 75% destes são destinados ao processamento para produção de suco. A China e os EUA são também grandes produtores (17,6 e 11 milhões de toneladas, respectivamente).

Juntos, Brasil e EUA respondem por mais de 90% da produção de mundial de suco de laranja. Na região mediterrânea, em torno de 22 milhões de toneladas de citros é produzida, sendo destinada principalmente para o consumo de frutos frescos. Espanha, Itália, Egito, Turquia e Grécia são os líderes nessa região.

Mais de 90% da produção mundial de frutos frescos de citros é consumida no país produtor. A região mediterrânea é a maior exportadora de frutos para o consumo in natura. Os maiores importadores são Alemanha, França, Holanda e o Reino Unido.

orange world acreage