Resumo Nutricional - Citros

É essencial implementar uma nutrição balanceada incluindo macronutrientes e micronutrientes, com a finalidade de obter os melhores resultados possíveis com a cultura. Cada nutriente desempenha um papel específico na produção de citros.

Macronutrientes

Nitrogênio e potássio são os nutrientes mais importantes para produtividade no cultivo de citros. O cálcio também é essencial, especialmente para qualidade de frutos.

Nitrogênio

O nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes quando se quer aumento no crescimento e na produtividade. São necessários em torno de 2 kg/ha por dia durante o desenvolvimento dos frutos. O nitrogênio pode ser aumentado em períodos de maior demanda.

Fósforo

O fósforo é um elemento também importante durante o crescimento inicial de pomares jovens. Aplicações regulares de fósforo em longo prazo mantém a produtividade e a qualidade dos frutos de árvores maduras. O balanço correto de fósforo com outros nutrientes é essencial.

Potássio

O potássio é relevante para o crescimento das plantas e produtividade. Durante a maturação, a demanda de K aumenta no fruto em torno de 2 kg/ha ao dia. As taxas de aplicação de potássio podem ser aumentadas em períodos de alta demanda. A fertirrigação propicia melhor exatidão na época de aplicação e maior eficiência.

Cálcio

A nutrição com cálcio é importante, particularmente durante estágios iniciais de crescimento e ao longo do desenvolvimento dos frutos. É o elemento mais amplamente encontrado nas folhas de citros. Aplicações múltiplas durante a safra resultam em plantas altamente produtivas com excelente qualidade de frutos.

Magnésio

O magnésio pode ser mantido em taxa constante ao longo da safra.

Enxofre

O enxofre é normalmente relacionado com a frutificação.

Micronutrientes

Embora as quantidades de micronutrientes necessárias para produção e qualidade da cultura sejam bem menores, o correto balanço desses elementos é essencial. Ferro, zinco, manganês e boro são os micronutrientes exigidos em maior quantidade para assegurar que o crescimento e a qualidade não sejam limitados.

Boro

O boro é um dos micronutrientes necessários em maior quantidade para assegurar que o crescimento e qualidade não sejam limitantes. Normalmente influencia diretamente a frutificação, enquanto outros nutrientes são aplicados em período de franco crescimento.

Cobre

O cobre afeta a fotossíntese, produção de proteína vegetal, viabilidade de pólen e consequentemente frutificação, respiração e eficiência de uso da água no citros. O cobre pode também aumentar o rendimento em suco do fruto. Porém, uso excessivo pode atrasar o amadurecimento dos frutos.

Ferro

A deficiência de ferro é comum e amplamente reconhecida. Os efeitos mais óbvios são a restrição na frutificação e redução no tamanho de frutos. Tais condições resultam em menores produtividades. Pouco suprimento de ferro pode também atrasar o amadurecimento de frutos e a colheita.

Manganês

O manganês é necessário em maiores quantidades para assegurar que o crescimento e a qualidade não sejam limitados. Aplicação foliar ou fertirrigada minimiza deficiências, de maneira que os nutrientes são prontamente absorvidos pelas plantas, diferente das sólidas que podem levar um pouco mais de tempo.

Molibdênio

A melhor forma de aplicação de molibdênio é via foliar.

Zinco

As principais funções do zinco na planta são como: cofator enzimático, produção de reguladores de crescimento responsáveis pela elongação de internódios e desenvolvimento de cloroplastos.