Tipos de Citros

Laranjas Doces

Laranjas Comuns

common round oranges

As laranjas comuns (cultivares Hamlin, Valência,  Shamouti, Pêra) são o grupo comercialmente mais importante. Elas são cultivadas principalmente em climas mais úmidos e são amplamente utilizadas para processamento. Os EUA e o Brasil são os maiores produtores de laranjas comuns. 

Laranjas Navel

navel orange

Laranjas Navel (cultivares Washington, Lane Late, Navelina) são maiores do que as laranjas comuns. Elas são comercializadas principalmente in natura, devido à presença de limonina, o que resulta em sabor azedo após o processamento. 

As laranjas Navel são particularmente suscetíveis à estresses ambientais. Por exemplo, altas temperaturas de 35-40oC durante formação de botões florais, principalmente em climas úmidos, pode resultar em prejuízo na frutificação. Estresse hídrico também pode resultar em perdas significativas de produtividade. 

As laranjas Navel de maior qualidade são encontradas em climas mediterrâneos, que combinam dias quentes com noites frias , principalmente na Espanha, Israel, Austrália, África do Sul, e o litoral da Califórnia.

Laranjas de sangue

blood orange

A produção de laranja pigmentada (cor de sangue) é limitada principalmente aos climas do tipo mediterrâneo para o mercado de frutas frescas. Dias quentes e noites frias resultam em frutos com uma acentuada coloração vermelha na polpa.

Tangerinas

As tangerinas podem ser divididas em tangerinas comuns (incluindo tangerinas e mexericas), o grupo Mediterrâneo e o grupo das poncãs. Os híbridos naturais (cruzamentos de tangerinas e laranjas) como Temple, Murcott e Ortanique, e híbridos artificiais de tangerinas e toranjas ou pomelos também estão incluídos nessa categoria.

As tangerinas são produzidas primeiramente para o mercado de frutas frescas para enlatados, principalmente poncãs. Elas são mais fáceis de descascar e contém menos sementes que laranjas. O  suco de forte coloração pode ser misturado com outros sucos de plantas cítricas para melhorar a cor.

Tangerina comum

common mandarin

A tangerina comum tem uma estreita conexão física entre a casca e o fruto. Como resultado, tangerinas comuns são menos suscetíveis  aos danos no transporte e mais tolerantes ao armazenamento em longo prazo. China, Espanha e Japão são os líderes na produção de tangerinas. O grupo da tangerina comum, conhecida também como ‘Clementina’, é bem adaptada à região mediterrânea.

Satsumas (Poncãs)

Citrus Types - Satsuma

As satsumas (cultivares Sunshui) possuem frutos grandes e mais fáceis de descascar do que a maioria das tangerinas. Elas possuem normalmente um formato oval e achatado. As satsumas se desenvolvem bem em áreas subtropicais de clima ameno e possuem um menor requerimento de calor quando comparado com outras tangerinas.

Tangerinas do Mediterrâneo

mediterranean mandarin

As tangerinas do Mediterrâneo são também conhecidas em outros países como “Willowleaf mandarin”. Essa tangerina é raramente cultivada devido ao reduzido tamanho dos frutos e ao fato de a casca ser muito pouco resistente a lesões. 

Toranja e Pomelo

Toranja

Grapefruit Production

A produção de toranja é mais limitada do que laranjas doces e tangerinas.  Metade da produção mundial vem dos EUA.

Toranjas de alta qualidade possuem alta exigência de calor, portanto se desenvolvem melhor em climas tropicais e subtropicais quentes e úmidos. Culturas que se desenvolvem em climas mediterrâneos são mais ácidas, possuem menor rendimento em suco e cascas mais espessas.

Pomelo

Pomelos Production

O pomelo é produzido principalmente na China e sudeste da Ásia. Eles são similares à toranja, mas possuem sabor mais doce e casca mais espessa.

Limões e limas

Lemon and Lime Production

Limões e limas são os frutos de citros mais sensíveis à geada entre as espécies de citros. As temperaturas ambiente mínimas não devem cair abaixo do ponto de congelamento. Enquanto as limas se desenvolvem bem nos trópicos, os limões são principalmente produzidos em climas áridos por não serem bem adaptados à regiões úmidas onde a pressão de doenças pode ser muito grande. México, Índia e Argentina são os líderes na produção de limões e limas.

Os limões possuem o maior teor de ácidos, variando de 5 a 8%, com SST (sólidos solúveis totais) de 7 a 9%. Eles são cultivados como frutos frescos e para extração de óleo da casca.

Kumquat / Limquat

Kumquat and Limquat Production

Produzido principalmente na China e nas Filipinas, esses frutos são consumidos frescos ou na forma de doce com os frutos inteiros incluindo a casca.