Aumentando o Número de Frutos na Cultura do Citros

O número de frutos de citros precisa ser cuidadosamente manejado e um bom suprimento de todos os macro e micronutrientes é um fator crítico para pegamento dos frutos e número de frutos.
Aplicação de fertilizantes antes do florescimento e durante a frutificação é muito importante para manter altos números de frutos por árvore.

Nutrição das Plantas e Número de Frutos em Citros

Nitrogênio

Em torno de 80% do nitrogênio nos frutos e folhas em árvores maduras são provenientes de órgãos de reserva ao invés do N fertilizante aplicado na fase de crescimento. Pulverizações foliares pré-florescimento feita no inverno pode ajudar a aumentar a produtividade na safra seguinte devido ao aumento no número de frutos.

Potássio

Uso de potássio – tanto pela aplicação foliar ou no solo – resulta em maior número de frutos e maiores produtividades.

Cálcio

O cálcio, na forma de nitrato de cálcio, ajuda a impulsionar o pegamento e número de frutos (Tabela 8). A época de aplicação é crítica, e melhorias significativas no pegamento dos frutos ocorre pelas aplicações feitas imediatamente antes e durante o florescimento. Menos de 30mg de cálcio nos frutos verdes podem levar ao aumento na queda de frutos após 5 semanas.

Boro

Deficiência de boro reduz a extração de cálcio e aumenta a queda de frutos. Como resultado, um adequado fornecimento de boro é importante para impulsionar a extração de cálcio.

Fe, Mn, Zn and S

Deficiência de micronutrientes devido ao inadequado suprimento de ferro, manganês e zinco restringe o pegamento e número de frutos. É importante assegurar que a planta tenha teores suficientes desses nutrientes para manter vigoroso crescimento durante florescimento e frutificação.