Aumentando Tamanho de Frutos de Citros

A carga da árvore determina a produtividade e o tamanho de frutos, de maneira que um número muito elevado de frutos pode resultar em frutos pequenos. O uso cuidadoso de raleio e reguladores de crescimento pode reduzir o número de frutos para um número ideal por árvore.

Potássio é um elemento-chave para o tamanho de frutos e junto com nitrogênio, é requerido em grandes quantidades durante o desenvolvimento de frutos e crescimento. No entanto, muito nitrogênio tardiamente pode restringir o tamanho do fruto, portanto uma aplicação de nutrientes balanceada é crucial. Fósforo também pode restringir crescimento de frutos.

Adequado suprimento de ferro e zinco também influencia positivamente o tamanho dos frutos, incrementando a produtividade.

Nutrição das Plantas e Tamanho de Frutos do Citros

Potássio e Tamanho dos Frutos

Estudos confirmam que melhorias na produtividade devido à melhor nutrição com potássio é explicada, em parte, à reduzida frutificação, mas com aumentos no tamanho dos frutos.

Potássio - aplicação foliar

De acordo com os estudos realizados na Flórida em solos arenosos suscetíveis à lixiviação de potássio, aplicação foliar de K no outono aumentou o tamanho de frutos em toranjas Marsh.

Micronutrientes e Tamanho dos Frutos

Estudos têm mostrado que alguns micronutrientes, como ferro, manganês e zinco afetam o tamanho final do fruto. Falta de zinco, por exemplo, resulta em frutos menores e deformados.