Influenciando a Qualidade do Citros

Existe muitas variáveis que definem os requerimentos de qualidade em citros. Os padrões de qualidade diferem dependendo da cultura, região e mercado.

Aparência Externa do Citros

Práticas de adubação da cultura têm uma forte influência na qualidade externa dos frutos, incluindo espessura da casca, cor e quantidade de rachaduras ou manchas.

O grau e o nível desses fatores externos pode fazer uma grande diferença no preço do produto e na comercialização.

Tamanho e aparência aceitáveis variam de acordo com o mercado e a maioria dos países definem seus padrões mínimos. Rachaduras, trinca do albedo e outras desordens fisiológicas são indesejáveis.

Sabor e Rendimento do Suco em Citros

O aroma e o sabor são relacionados com o nível de Sólidos Solúveis Totais (SST), acidez e a quantidade de sabores aromáticos e amargos no fruto.

Embora a produtividade seja frequentemente o principal foco na produção de citros para processamento, a qualidade do suco é também importante e os produtos são analisados em termos de SST e acidez.

A relação SST/acidez fornece um indicativo do sabor da fruta – doce ou amargo. Quanto menor a relação SST/acidez, mais adoçantes são adicionados para atingir sabor aceitável. Tais sucos são rotulados como sucos artificialmente adoçados e recebem menores preços por isso.

A cor do suco é também importante e alguns países têm adotado pontuações de coloração que são requeridos para comercialização premium.

Encontre uma recomendação Yara em cada problema de qualidade de citros

citrus peel splitting

Prevenindo rachaduras na casca

Citros precisa de uma pele "elástica". Sem o equilíbrio correto de nutrientes, o estresse pode levar à divisão\rachadura da casca.

lemons and mandarins

Manejo da Relação SST/Acidez

O equilíbrio de doçura e acidez é crítica e os mercados de processamento e consumo fresco têm necessidades diferentes que podem ser manipulados através da nutrição das culturas.