Prevenindo rachaduras na casca

Ca reduces splitting imageRachaduras na casca são frequentemente causadas por flutuações extremas de umidade do solo e também de temperatura e umidade do ar.

Durante um período quente e seco, a casca se torna rígida. Quando ocorre chuva ou irrigação, uma grande quantidade de água entra nos frutos, de maneira que causa um inchamento, forçando a rachadura na casca. Rachadura do fruto também ocorre quando longos períodos úmidos são seguidos por períodos de seca. Minimizando o stress através de correta irrigação e redução da carga de frutos pode diminuir o stress fisiológico e as rachaduras em cultivares suscetíveis.

Plantas deficientes ou com baixos teores de cálcio e potássio pode resultar em cascas que são muito finas ou estruturalmente fracas e mais propensas a esses estresses. Portanto, suprimento adequado de cálcio e potássio podem minimizar rachaduras.

Nutrição das Plantas e Rachadura da Casca de Citros

Potássio

Uma pulverização com nitrato de potássio no início da safra pode ajudar a reduzir desordens em situações onde 1 em cada 5 frutos estão rachados diminuem para perto de 1 a cada 10.

Cálcio

Um melhor suprimento de cálcio, por meio de aplicações via solo e foliar durante o verão, também minimiza os riscos. Nos ensaios demonstrados, pulverizações um mês antes e quando rachaduras são visualizadas, ajudou a reduzir o número de frutos rachados.