HLB – Doença Greening em Citros

HLB, também conhecido como Greening dos Citros, é fatal para árvores de citros. Uma vez que a árvore é infectada, não há cura e a planta morre. Transmitido por um inseto chamado psilídeo asiático do citros, a doença, que foi primeiramente encontrado no sul da Califórnia em 2012, destrói a produção, levando a frutos deformados, amargos e não comestíveis.

Por enquanto, pesquisas estão sendo realizadas, e há crescentes evidências de que uma nutrição balanceada pode promover mitigação dos efeitos de HLB. Por exemplo, há evidências de que árvores de citros preferem o nitrogênio em forma de nitrato, podendo apresentar toxicidade à formas amoniacais de N.

Tais aumentos nas concentrações de amônio no solo pode também reduzir extração de potássio, cálcio e magnésio, de maneira que as árvores podem atestar positivamente, e exibir sintomas de HLB Greening.

Em contraste, as árvores com teores adequados de potássio, cálcio e magnésio não exibem sintomas de HLB, mesmo que atestem positivamente para a doença.

Os engenheiros agrônomos da Yara serão capazes de dar mais informações sobre esses efeitos, de acordo com os resultados que têm sido gerados nas recentes pesquisas.

Sólido

6324-yaraliva calcinit-main image

YaraLiva CALCINIT

YaraLiva™ Calcinit™

YaraLiva é o nitrato de cálcio produzido pela Yara. O nitrato de cálcio é o único fertilizante nitrogenado que fornece cálcio 100% solúvel em água, estando na forma prontamente assimilável pelas plantas junto ao nitrogênio nítrico, o que favorece a absorção de cátions, o desenvolvimento do sistema radicular e a sanidade das plantas. YaraLiva™ Calcinit™ é recomendado para o uso em fertirrigação (aspersão, microaspersão, gotejamento, pivô central, etc.), sistemas hidropônicos e pulverizações dirigidas às folhas e frutos, em sistemas em que a qualidade é fundamental e com a necessidade de ajustes precisos na dosagem dos fertilizantes. “Liva” é derivado do Norueguês Antigo e significa “Vida”