Manchas em Folhas de Citros

Assim como acontece com amarelamento das folhas, qualquer mancha ou outra irregularidade na coloração de folhas de citros precisam ser checadas. Deve-se ter atenção especial no local onde as manchas ocorrem; notar os sintomas e em caso de dúvida, mandar o tecido para análise.

Potássio

Os primeiros sintomas de deficiência de potássio podem ser manchas amarelo/marrom ao longo da margem da folha. Essas manchas podem aumentar de tamanho, de maneira que a folha inteira adquira essa coloração.

Manganês

Deficiência de manganês é normalmente percebida em folhas jovens como um amarelecimento manchado na folha. As nervuras permanecem verdes, enquanto a área entre as nervuras adquirem coloração verde-clara a amarelo. Em casos extremos, espaços brancos podem aparecer entre as nervuras. Deve-se ter cuidado, pois pode ser confundido com deficiência de zinco.

Molibdênio

Deficiência de molibdênio ocorre entre nervuras, na forma de espaços amarelados e são percebidos principalmente no verão. Esses sintomas são mais severos em solos ácidos e podem ser tratados por meio de pulverização com fertilizantes foliares.

Zinco

Os primeiros estágios de deficiência de zinco ocorrem na forma de espaços cloróticos na folha – conhecido como manchas foliares e/ou áreas esbranquiçadas entre as nervuras, sendo que as próprias nervuras apresentam coloração verde. Deve-se ter cuidado, pois pode ser confundido com deficiência de manganês.