Aumentando a Resistência do Milho ao Acamamento e Geadas

Nitrogênio

O suprimento de nitrogênio precisa ser balanceado para assegurar um bom crescimento vegetal sem aumentar os riscos de acamamento e atraso na maturação. A planta desenvolve raízes adventícias, que servem para melhorar a ancoragem e a resistência ao acamamento das plantas. 

Um uso excessivo de nitrogênio ou aplicação tardia podem aumentar a suscetibilidade ao acamamento e isso deveria ser levado em conta ao efetuar o manejo cultural. As melhores práticas possuem o objetivo de ajustar as doses baseado em respostas locais ao N e práticas locais de cultivo, levando em conta o nitrogênio disponível nos resíduos da cultura anterior e/ou adubos orgânicos.

Potássio

Fig 46 Potassium  Frost Tolerance in Young Plants. Germany. Rebuilt

O potássio ajuda a minimizar os danos por geada pela aclimatização das células à formação de gelo, reduzindo a ruptura de tecidos celulares no milho. Variedades modernas de milho híbrido são relativamente tolerantes ao frio. Porém, apesar de a geada danificar plantas jovens, devido ao ponto de crescimento das plantas estarem ainda abaixo da superfície até que as plantas atinjam o estágio V5 (em torno de 25-30 cm em altura), a perda de plantas não é comum.

A remoção ou morte de tecidos acima desse ponto de crescimento tem apenas um pequeno efeito no crescimento e produtividade quando ocorre nesses estágios iniciais. Se um evento significativo de geada ocorre antes do enchimento completo de grãos de milho, a qualidade da produção pode ser afetada. Uma geada menos intensiva pode causar morte de folhas mas não dos colmos ou das espigas. Quando apenas uma porção das folhas são mortas, aquelas que não sofreram danos podem continuar a funcionar e contribuem com a produtividade de grãos se houverem boas condições de

O potássio fortalece as fibras das plantas, propiciando colmos mais fortes, e portanto reduzindo acamamento. A deficiência em potássio aumenta a suscetibilidade à podridão de colmos, levando à plantas mais baixas, as quais, apesar da menor estatura, são mais suscetíveis ao acamamento.