Como Melhorar os Teores de Proteínas e Aminoácidos nos Grãos de Milho

Uma boa nutrição das plantas assegurará altos teores de proteína nos grãos de milho. O correto balanço de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e zinco ajudará a melhorar o teor de proteínas nos grãos e portanto a qualidade dos grãos de milho.

Nutrição de Plantas e Proteínas nos Grãos de Milho

Nitrogênio

Fig 20 N Grain Protein, Rebuilt

Um baixo suprimento de nitrogênio durante o enchimento de grãos leva a menores teores de proteínas nos grãos. Uma aplicação superficial balanceada de nitrogênio durante a elongação de colmos pode ajudar a melhorar o teor de proteínas nos grãos e fornecer a quantidade correta de nitrogênio para sustentar o enchimento de grãos de milho.

Potássio

Uma boa nutrição com potássio aumenta o teor de proteína nos grãos e também os níveis dos aminoácidos cistina e metionina.
Fig 49 Potassium Yield Quality Grain Maize Pakistan Rebuilt
Fig 51 Potassium Quality. Grain Maize, China

Enxofre e Ferro

Fig 60 Sulfur Nitrogen  Grain Protein Grain Maize Pakistan

O suprimento de enxofre é particularmente importante na conversão do nitrogênio em proteína e na melhoria da qualidade dos grãos de milho. 

O ferro é importante para o metabolismo vegetal como um componente de enzimas e proteínas, em nitrato redutase para redução de nitrato em amônio e então em aminoácidos.