Cor Púrpura nas Folhas de Milho

Qualquer folha de milho que adquire cor púrpura precisa ser analisada, para o caso de deficiências nutricionais. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois algumas variedades possuem uma natural pigmentação púrpura (ver foto na página 16), e baixas temperaturas podem causar distúrbios no metabolismo das plantas, levando a sintomas similares. Se houver alguma dúvida, faça o teste em tecidos foliares para assegurar uma correta diagnose para deficiências nutricionais.

IMAGE phosphorus purple
Deficiência de Fósforo
IMAGE maize magnesium
Deficiência de Magnésio

Fósforo

Uma coloração verde-escura nas folhas e colmos, com manchas púrpuras, provavelmente devido ao acúmulo de antocianina, indica deficiência de fósforo. Os sintomas são piores quando os solos estão úmidos e frios.

Potássio e Magnésio

Em estágios tardios de deficiência de magnésio (primeiro amarelas, depois brancas), as folhas podem se tornar vermelho-púrpuras e em casos mais severos partes das folhas podem senescer. As deficiências são mais comuns em solos ácidos e arenosos onde o magnésio pode ser lixiviado. Essas deficiências podem também ocorrer como um resultado de desbalanço com potássio. Cuidados precisam ser tomados para distinguir deficiências de magnésio e potássio, pois os sintomas são similares.