Mercado da Soja

Use of soybean in meal

A cultura da soja possui diferentes usos, devido sua composição pode ser usada tanto na alimentação humana , quanto animal, e também em produtos industriais ou matéria-prima para agroindústrias.
Óleo, farinha, e farelo de soja são oriundos do processamento dos grãos.
O óleo de soja tem um alto valor nutricional e, portanto, é usado em muitos produtos que servem para a nutrição humana. Além disso, é também uma matéria prima importante para fins industriais, tais como tintas, plásticos ou biocombustível.

O farelo de soja, com 50% de teor de proteína de soja, é usado para a alimentação de animais, tais como aves e suínos, e também para a aquacultura.

Alimentação

World market prices

O grão da soja é considerado um alimento funcional, além disso é usada na produção de produtos como chocolate, temperos e massas. A soja também pode ser encontrada na composição de derivados de carne,  misturas para bebidas, papinhas para bebês alimentos dietéticos.
A farinha de soja é usada também na fabricação de pães, doces e massas.
O óleo é usado para produzir óleo de cozinha, temperos, margarinas, gordura vegetal e maionese. Do processo de obtenção do óleo refinado de soja, obtém-se a lecitina, um agente emulsificante, usado para se produzir salsichas, maioneses, sorvetes, achocolatados, barras de cereais e produtos congelados.

Há também um grande número de produtos como leite e sucos de frutas que levam soja em sua composição.
O uso de derivados de soja é um alternativa para pessoas com intolerância a lactose. Também possui ação antioxidante, e durante a menopausa é uma alternativa para reposição hormonal.

Alimento animal

O farelo de soja juntamente com o milho, são utilizados para fabricação de rações destinadas a alimentação animal, como aves, suínos e aquacultura.
Além do alto valor proteico, o farelo, pode ser o  veículo para administração de antibióticos e vitaminas aos animais.
A casca de soja, subproduto de processamento de soja, é principalmente utilizada como alimentos para animais.

Uso Industrial

A soja está sendo cada vez mais usada como matéria prima em diferentes setores da indústria.
É usada na fabricação de cosméticos, na indústria farmacêutica, veterinária, fabricação de vernizes tintas e plásticos. Também é usada pela indústria de adesivos, fabricação de fibra, revestimento e papel  e emulsão de água para tintas.

Biodiesel

O biodiesel é um combustível renovável, produzido a partir de fontes vegetais, entre elas, a cultura da soja.
O óleo de soja se tornou a principal matéria-prima para a produção do biodiesel, combustível renovável que contribui para reduzir a emissão de gases poluentes no meio ambiente. O biodiesel é composto por diesel de petróleo e óleo extraído de várias oleaginosas. O óleo de soja representa mais de 80% da demanda total da fabricação de biodiesel no Brasil.