Influenciando a qualidade da soja

Os critérios de qualidade mais importante para a soja são: proteínas e teor de óleo. Condições climáticas e locais também podem influenciar a qualidade.

  • Clima extremo. Tudo que possa de alguma forma remover as folhas das plantas de soja como vento, chuva forte ou granizo, afetará o teor de proteínas e óleo. Isso também vale para insetos que se alimentam das folhas.
  • Água e seca. Seca no início da temporada pode reduzir o teor de proteína, porém a seca no final dessa temporada pode aumentar esse teor. A seca tardia reduz os níveis de óleo, e isso tem um efeito inverso no teor das proteínas.  
  • Temperatura. O efeito da temperatura é bastante complicado e não bem compreeendido. No entanto sabe-se que as temperaturais globais elevadas reduzem o rendimento e, temperaturas mais elevadas no final da estação tem uma tendência para aumentar o teor de proteína e não de óleo.

Efeitos da nutrição na qualidade da soja

A disponibilidade de nutrientes influência na composição química das sementes e, interferindo no seu metabolismo e vigor.

Variações nos teores de óleo e de proteína em sementes de soja resultante do manejo da adubação ou da correção da acidez do solo.

Impact of NPK
Nutrient uptake of soybean

Encontre as Orientações da Yara em Cada Tópico de Produtividade de soja

campo de soja

Aumentando o teor de proteínas

Variações nos teores de óleo e de proteína em sementes de soja resultante do manejo da adubação ou da correção da acidez do solo.