Melhorando a qualidade do Tomate

Os padrões de qualidades diferem dependendo do tipo de tomate, região produtora e mercado.

As práticas de adubação influenciam significativamente a qualidade dos frutos, incluindo forma, cor, firmeza e vida de prateleira. Essas qualidades são particularmente importantes para tomates frescos.

O grau e o nível desses fatores externos podem ter um grande impacto no preço do tomate e na comercialização. Tamanho e qualidade aceitáveis variam de acordo com o mercado, e a maioria dos países determinam padrões mínimos. 

O sabor do tomate é geralmente relacionado com a concentração relativa de açúcares e ácidos no fruto, principalmente frutose e ácido cítrico. A melhor combinação, que confere o melhor sabor, é um alto conteúdo de ácidos e açúcares.

Nutrição das plantas e qualidade do Tomate

O nitrogênio e potássio são importantes para o aroma do tomate. Excesso de nitrogênio amoniacal influencia negativamente o sabor. O potássio, por outro lado, é o principal nutriente que afeta a qualidade geral do tomate, melhorando a uniformidade na maturação, forma, acidez e sabor do fruto.

Altos níveis de cálcio são importantes para manutenção de firmeza e prevenção de danos devido a desordens ou durante o manuseio e transporte.

Baixos níveis de boro podem levar a uma menor qualidade do tomate para comercialização. O zinco também desempenha um papel importante na manutenção da qualidade dos frutos do tomate.

Encontre as recomendações Yara para cada problema de qualidade do Tomate

Managing Tomato Taste

Manejo do sabor do Tomate

O sabor é geralmente relacionado à concentração relativa de ácidos no fruto, principalmente frutose e ácido cítrico.