Crescimento e Desenvolvimento do Trigo

A cultura do trigo passa por três fases distintas desde o crescimento até a colheita. Elas podem ser descritas das maneiras seguintes:

Fundação 

A fase de fundação se inicia a partir da semeadura e dura até o começo da extensão dos colmos. Durante esse período de brotação de perfilhos / plantas e formação de raízes primárias ocorrem simultaneamente com o desenvolvimento do dossel. Os componentes de produtividade (número de espigas e grãos / m2) são definidos no fim desse estágio. A velocidade de crescimento irá depender do ambiente, de maneira que dias frios e nublados podem causar atrasos no crescimento. Em trigo de primavera, o crescimento será mais rápido quando ocorrem mais dias claros e aumentos na temperatura.

Construção 

A fase de construção se inicia a partir da detecção do primeiro nó e vai até o florescimento. Esse é um período de crescimento crítico, pois é quando ocorre a formação de folhas, raízes profundas, inflorescências férteis e reservas nos colmos. O dossel estará completo quando for capaz de interceptar 95% da radiação fotossinteticamente ativa (PAR). O crescimento é muito rápido e com alta demanda diária de nutrientes do solo. Essa fase também é citada como fase de grande crescimento.

Produção 

A fase de produção começa logo após o florescimento, e vai até o enchimento de grãos e maturação. Durante esse período, os componentes de produtividade críticos ex., grãos/m2, e o peso dos grãos serão determinados. A sanidade da folha bandeira e o seu status de nitrogênio deve ser mantido, contribuindo em até 70% dos carboidratos que compõem o grão.

Production Image

Estágios de Crescimento do Trigo

Mais detalhadamente, o desenvolvimento do trigo pode ser descrito usando uma série de escalas que vêm sendo definidas ao longo dos anos. Existem tipicamente três; Zadoks, Feekes e Haun, sendo que Zadoks é a mais amplamente utilizada no auxílio de decisões de manejo de insumos. Abaixo segue a escala em detalhes.

Growth Stages Image