Produção Mundial de Trigo

O trigo é um grão alimentício dominante no comércio mundial com 650-685 milhões de toneladas produzidas, 654-660 milhões de toneladas consumidas, e 160-190 milhões de toneladas de estoque anual.

World Wheat Production

A China é o maior produtor mundial de trigo, com aproximadamente 130 milhões de toneladas, seguido pela Índia (90 milhões de toneladas) e os EUA e Rússia, com mais de 60 milhões de toneladas cada.

Pie Chart
Bar Chart

A produtividade mundial de trigo varia grandemente de continente para continente. O clima temperado da Europa Central e do Norte é ideal para obtenção de altíssimas produtividades, ao passo que continentes com condições climáticas extremas, como secas e temperaturas muito frias são menos favoráveis para produção de trigo. As variações de produtividade vão desde 9,86 t/ha/ano obtidos na Irlanda até 0,31 t/ha na Venezuela (República Bolivariana da).

O atual recorde mundial de produtividade foi obtido na Nova Zelândia em Março 2010, com a obtenção de 15,64 t/ha. A atual preocupação é em relação ao platô sendo observado em muitos países, em tempos que a Segurança Alimentar Global e a alimentação de uma população sempre em crescimento é o grande desafio.