Perguntas Frequentes

De quantos sensores preciso?

O Kit Básico tem o objetivo de monitorar áreas irrigadas de até 15 ha. Se desejar monitorar mais áreas é necessário solicitar um Kit de Extensão. Áreas de maior tamanho podem precisar de equipamento extra. Entre em contato conosco para mais informações. O Kit Básico inclui:

  • 10 Yara Water-Sensors 
  • 5 Transmissores
  • 1 Sensor de temperatura
  • 1 Sensor de umidade relativa do ar
  • 1 Sensor de umidade do solo
  • 1 Estação base

Os Yara Water-Sensors e os sensores de microclima são conectados por cabos aos Transmissores. Os dados são enviados através de telemetria à Estação Base que é conectada a um servidor de Internet via rede telefônica móvel. Para mais informações Manual do Usuário e o Guia de Instalação.

Quais são os requisitos para o uso da Yara Water Solution?

Para garantir o funcionamento apropriado da Yara Water Solution, os seguintes requisitos precisam ser atendidos:

  • Área irrigada uniforme com plantas representativas e saudáveis; 
  • Boa cobertura de rede de telefonia móvel;
  • Fonte de energia confiável para a Estação Base (alimentação elétrica, duas baterias de carro ou uma solução solar); 
  • Acesso à internet para se conectar ao portal interativo MyYara.

O Yara Water-Sensor é prejudicial à planta ou à folha?

Image Patch on leaf after clamp removalO Yara Water-Sensor é não-invasivo e seguro para as plantas. Dependendo da espécie de planta, somente uma pequena degradação de clorofila é observada, o que não afeta a turgescência ou o potencial de água das folhas. Danos às células e/ou necrose não foram observados em várias espécies mesmo depois de 2 ou 3 meses de fixação do sensor na folha.

Posso adquirir somente os Yara Water-Sensors (sem os Transmissores e a Estação Base) e integrá-los com outros equipamentos de medição que possuo?

Infelizmente esta opção não é possível. O Yara Water-Sensor, os sensores de microclima, o Transmissor e a Estação Base são precisamente ajustados e somente o uso destes componentes garante o funcionamento correto do Yara Water-Sensor.

A Yara Water Solution é igual à ZIM Plant Technology?

Após a aquisição pela Yara da ZIM Plant Technology em 2013, com o objetivo de proporcionar uma integração plena da Yara ZIM Plant Technology com a Yara e de simplificar os nomes dos dispositivos, a tecnologia agora teve uma reformulação de marca, tornando-se "Yara Water Solution". A ZIM-Probe é agora conhecida como Yara Water Sensor.

Qual deve ser a distância máxima entre os Transmissores e a Estação Base?

A distância entre os Transmissores e a Estação Base pode ser de, no máximo, 1500 m (na versão de 433 MHz, e de até 500 m na versão de 915 MHz para os EUA/Brasil), dependendo das condições ambientais (percurso livre entre as antenas, disposição das antenas, presença de folhas em torno das antenas, etc.). A distância pode ser duplicada usando-se o Repetidor. Para obter o melhor sinal:

  • Garanta um percurso desobstruído entre as antenas dos Transmissores e a Estação Base (por exemplo, instalar as antenas acima do dossel das plantas);
  • Remova folhas ou outros objetos que estejam próximos às antenas e monte as duas antenas da Estação Base a uma distância de, pelo menos, 0,6m uma da outra;  
  • Use antenas direcionais ou antenas maiores;
  • Sempre instale as antenas na posição vertical; 
  • Para situações especiais, há Transmissores disponíveis com a possibilidade de uso de antenas externas (somente na versão de 433MHz).

É seguro usar o Yara Water-Sensor no campo? Ele é resistente à chuva, sol e produtos químicos?

O sistema é desenvolvido e projetado para as condições do campo e, portanto, é seguro para uso ao ar livre. Os dispositivos são resistentes ao sol direto, chuva, umidade, bem como aos fertilizantes e pesticidas comuns.

Qual é o tempo de duração das baterias do Transmissor?

O Transmissor é alimentado por pilhas AAA comercialmente disponíveis. A duração das pilhas depende particularmente da qualidade das mesmas e dos intervalos de medição. Geralmente, um conjunto de pilhas garante uma operação confiável durante uma safra. Quando as pilhas estiverem fracas, aparecerá uma notificação no site do MyYara. Se as pilhas descarregarem, o Transmissor não coletará dados e não haverá possibilidade de recuperá-los. Atenção: As pilhas descarregadas também podem vazar e danificar o dispositivo.

Qual é o prazo de garantia para os diferentes componentes da Yara Water Solution?

O Yara Water-Sensor foi desenvolvido para uso durante um período de safra. A durabilidade depende das condições ambientais durante o uso e das seguintes observações de aplicação. Confira a questão abaixo: O que preciso fazer antes de instalar os Yara Water-Sensors no próximo período de cultivo?
O Transmissor e a Estação Base são dispositivos de longo prazo testados em campo e podem ser usados por vários anos, sob as condições do campo, seguindo as observações de aplicação. A garantia para estes dispositivos é de dois anos após a entrega.

O que preciso fazer antes de instalar os Yara Water-Sensors no próximo período de cultivo?

Antes de iniciar as medições no próximo período de cultivo, recomendamos testar os Yara Water-Sensors verificando dois parâmetros: o estado do polímero do Yara Water-Sensor e a independência da temperatura.
Para verificar o polímero, limpe cuidadosamente a superfície do Yara Water-Sensor usando um pano macio e água. Então, tire uma foto da superfície do polímero azul e nos envie a foto por e-mail.
Para verificar a independência da temperatura, configure a conexão para a transferência de dados. Então, conecte os Yara Water-Sensors aos Transmitters sem fixá-los às folhas. Conecte o Temperature-Sensor também. Coloque o Yara Water Solution (os sensores com Transmitters) em um local onde a variação de temperatura seja superior a 10°C. Você pode deixá-lo no campo durante a noite ou colocá-lo em uma geladeira por 1-2h (tempo para alcançar um patamar na temperatura). Avise-nos quando iniciar o teste. Mantenha os Yara Water-Sensors operando por, pelo menos, 24 h.
Com base em nossa experiência em testes de campo realizados no sul da Austrália, a camada de silicone deve ser substituída por uma nova em 10% dos Yara Water-Sensors.
Uma demonstração de como limpar os sensores e verificar a superfície e a dependência da temperatura também está disponível em um tutorial em vídeo (Consulte a aba seguinte): Pontos importantes a serem considerados após conectar às folhas.