Armazenamento do fertilizante

O armazenamento correto e as práticas de limpeza são sempre importantes para garantir um local de armazenamento seguro. Se possível, os fertilizantes devem ser armazenados em um depósito fechado e seguro para proteger o produto do tempo (sol, chuva, neblina etc.) e reduzir o risco de roubos. As condições ideais de armazenamento são:

  • 02.1 IMAGE storage first drawingPrédios fechados capazes de proteger o produto das intempéries e especialmente da luz direta do sol.
  • Ambiente limpo, livre de poeira/sujeira e protegido da umidade, que pode causar aglomerações e poeira, prejudicando as capacidades de espalhamento.
  • Temperatura entre 5 e 30˚C (alguns tipos de fertilizante são sensíveis a altas temperaturas).
  • Equipado com paletes para evitar a necessidade de duplo empilhamento.
  • Bom gerenciamento de estoque, por exemplo, realizado a partir de um esquema Primeiro a entrar, primeiro a sair.

Armazenamento interno

  1. O ideal é que seja um depósito térreo, feito de material não inflamável (ex.:concreto, tijolo, aço).
  2. Todos os prédios devem ter instalações de ventilação que ajudem a dissipar o calor e a liberar fumaças em caso de incêndio ou decomposição.
  3. O chão deve ter uma superfície nivelada, seca e regular, livre de buracos.
  4. Limite a altura das pilhas de fertilizante. Pilhas altas de sacos de fertilizante podem ficar instáveis e desmoronar.
  5. Limite o tamanho das pilhas dos sacos de fertilizante de acordo com os regulamentos nacionais, se houver. (300 toneladas para nitrato de amônio (> 28 % N))
compatibility matrix trans
  1. Armazene a, no mínimo, 1 metro de distância de beirais e vigas e, no caso de fertilizante em sacos, também de paredes.
  2. Se forem empilhados em paletes, devem estar sobre uma superfície bem drenada. Se você empilhar os paletes, certifique-se de que possui uma base firme.
  3. Não armazene perto de outro materiais a granel que sejam incompatíveis (ex.: ureia perto de fertilizantes à base de nitrato de amônio). Mantenha-os bem separados. Nunca misture fertilizantes sem dividir o estoque. Mantenha cal e fertilizante bem separados. (Ver matriz de compatibilidade e propriedades físicas dos fertilizantes).
  1. Em um depósito coberto com uma superfície plana, é possível aumentar a altura em três sacos.
  2. Mantenha o fertilizante longe de qualquer material inflamável. Certifique-se de que haja uma distância de, pelo menos, 5 metros entre os materiais. A maioria dos fertilizantes de nitrogênio contém nitratos que se decompõem quando aquecidos, desenvolvendo óxidos de nitrogênio tóxicos já a 150˚C. Alguns produtos podem até desenvolver óxidos de carbono (CO, CO2) e óxidos de enxofre também.
indoor storage

Depósito externo

  1. Armazene em um chão elevado, de superfície seca e suave.
  2. Use um palete para evitar o contato direto da sacaria com o solo ou a água - em caso de chuva forte. Utilize apenas paletes com tampas não danificadas, eles também devem estar livres de farpas e pregos.
  3. A pilha não deve se inclinar, caso isso aconteça, arrume-a imediatamente.
  4. A fim de preservar a qualidade do produto, coloque uma camada de paletes vazias no topo da pilha, antes da dissecação, para evitar a deterioração do produto devido ao calor (como recomendado pelo fabricante/fornecedor).
  5. As pilhas devem ser laminadas para evitar que os sacos fiquem sujos e as folhas devem ser fixadas na camada inferior para evitar danos, o que pode ser causado pela fricção ou atrito.
  6. Verificar a estabilidade da pilha antes de desatar as folhas. Elas podem ficar revestidas com algas e potencialmente escorregadias e perigosas.
  7. Todos os fertilizantes armazenados fora devem ser protegidos com uma lona. Fixar a lona bem em torno do produto. Manter o solo e as calçadas livres de derramamentos de fertilizante.

Para o armazenamento externo, coloque os paletes em cima do fertilizante coberto para proteger contra o dano causado por pássaros à lona e aos sacos.

Para estabilidade e segurança, sacos grandes devem ser armazenados em forma de pirâmide. A altura das pilhas de paletes não deve ultrapassar três paletes, dependendo do produto, da estabilidade do palete e do manuseio do equipamento.

Outdoor Storage

Armazenagem de fertilizante em silos

14.1 IMAGE Silo fertilizer trans

Tenha em mente que alguns fertilizantes são sensíveis a altas temperaturas e não devem ser armazenados em silos expostos à luz do sol. Certifique-se de que o silo esteja bem fechado durante o armazenamento. O abafador, o enchimento e os tubos de ventilação devem estar adequadamente selados para evitar a ventilação.

O fertilizante para armazenagem em silo é descarregado por um caminhão granel. Durante a injeção, a pressão não deve ultrapassar 0,15 MPa = 1,5 kgf/cm2. Isso serve para evitar a deterioração do grão, criando, assim, poeira. Para um manuseio mais leve, certifique-se de que o tubo de insuflação esteja levemente dobrado com um grande raio de curvatura, sem graus internos ou pontas afiadas.

Armazenagem de fertilizantes líquidos

IMAGE Liquid fertilizerO requisito de armazenagem varia de acordo com a topografia da fazenda e de sua logística de distribuição. No entanto, alguns pontos devem ser considerados ao implantar tanques de depósitos de fertilizantes líquidos:

- As bases dos tanques devem ser de concreto plano em uma base dura.
- Todos os locais devem estar a mais de 10 metros de distância de qualquer hidrovia.
- Crie um plano de contingência em caso de derramamento.

Armazenagem de YaraVita

IMAGE YaraVita storage

Tipos de produto YaraVita com diferentes capacidades de armazenagem

Os fertilizantes YaraVita são produtos premium, projetados desde o início para a nutrição completa da planta.