Distribuição do fertilizante na lavoura

Para uma melhor eficiência de uso dos fertilizantes, os nutrientes devem ser aplicados na quantidade certa, no local desejado e no momento certo para cada cultura em seu ciclo de crescimento. Sempre fazemos o melhor para fornecer um produto de alta qualidade, mas, no final das contas, o resultado é influenciado pela aplicação no campo, e é apenas ao aplicar o fertilizante com precisão e atenção que se pode garantir o melhor rendimento possível para as culturas.

Image Spreading1Muitos fabricantes de máquinas adubadoras fornecem tabelas de regulagem das máquinas em função dos diferentes produtos baseadas em testes sob condições ideais em estações de ensaio. Estas dão informações sobre como configurar a máquina na taxa de aplicação desejada (kg/ha) e a uma largura específica de trabalho. As configurações podem variar entre máquinas e tipos de fertilizantes. Se tabelas de aplicação não estiverem disponíveis, recomenda-se fazer a calibração especifica da máquina e produto prévia a aplicação.

Adubadoras podem aplicar o produto em faixas, a lanço ou em linhas. Mais detalhes sobre o assunto pode ser encontrado no manual técnico da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA).

O distribuidor de fertilizante a lanço atualmente esta sendo utilizado por muitos agricultores no sistema “Plantio Direto” por não mobilizar solo e propiciar alto rendimento operacional na aplicação de fertilizantes granulados. Devido a complexidade do processo de calibração do mesmo e possibilidade de grandes erros na aplicação dos produtos com a máquina desregulada, esta tecnologia é abordada com mais detalhe a seguir.

Condições de trabalho do distribuidor de fertilizante a lanço

A má aplicação leva a um baixo desempenho do fertilizante e ao desperdício. Isto pode ser evitado ao se seguir as diretrizes abaixo antes de qualquer aplicação:

  • Manter o distribuidor em boas condições verificando sempre se não há quebras ou desgastes na máquina, substituindo peças onde for necessário e seguindo os conselhos de manutenção do fabricante.
  • Em um distribuidor a lanço, os discos podem estar tortos a as aletas gastas e sujas causando uma distribuição desuniforme do fertilizante.
  • Usar as configurações sugeridas do distribuidor para cada fertilizante em particular e testar essa configuração antes da aplicação. Fazer ajustes para obter um baixo Coeficiente de Variação.
  • Repetir regularmente a verificação das configurações para garantir a consistência da aplicação.
  • Registrar e arquivar todas as calibrações e manutenções junto com os registros de campo do fertilizante.
  • Limpar o distribuidor regularmente, durante e depois do uso. Lavar depois de cada  aplicação.
  • Cobrir o reservatório e a saída do distribuidor, se contiver fertilizante, durante pequenas paradas.
Tenha certeza que sua máquina esta em boas condições e regulada, caso contrário a distribuição do produto na lavoura pode ser muito desuniforme.
Teste de Aplicação de Fertilizantes

Configuração do distribuidor de fertilizante a lanço

A configuração correta de um distribuidor é determinada pelas propriedades físicas do fertilizante. A distribuição do tamanho da partícula, a densidade aparente e o fluxo influenciam particularmente a configuração. Fertilizantes Yara possuem ótimas propriedades físicas contribuindo com a correta aplicação.

YaraBela grânulos

  • Leia o manual de instruções! Preste atenção às recomendações para configuração e calibração da máquina.
  • Teste o padrão de aplicação usando um kit de distribuição do espalhamento antes de começar.

Distribuição do fertilizante na lavoura

  • Mantenha a distância de transpasse correta no campo. Se não houver áreas de percurso definidas, marque-as com espuma, cor, varas ou qualquer outra coisa, pois o uso da visão não é confiável. Recomenda-se o uso de ferramentas modernas de orientação de transpasse como barra de luzes e/ou estrada virtual e/ou piloto automático.
  • Não aplique o fertilizante durante ventos fortes. Os distribuidores centrífugos a lanço são mais sensíveis a este fator. O vento cruzado movimenta todo o padrão de distribuição para os lados.
  • Mantenha uma velocidade consistente. Uma diferença na velocidade de 10-20% exerce um claro impacto na aplicação. O uso de controladores eletrônicos de taxa fixa/variável podem ajudar compensando a dose em mudanças de velocidade.
  • Não opere a máquina rápido demais. Quanto mais rápido dirigir, maior será o impacto de irregularidades do terreno no tanque de fertilizante, assim maiores quantidades de fertilizantes podem ser lançadas. Isso pode levar a uma distribuição irregular.
  • Recomenda-se além de uma máquina em ótimas condições, uma regulagem precisa levando em conta o coeficiente de variação do padrão de distribuição. 
  • Lembre-se que distribuidores centrífugos a lanço possuem um tempo de retardo, assim a abertura das comportas deve ser atrasada na largada e na chegada ao fim da linha em relação a posição da máquina, pois as partículas de fertilizante serão lançadas para traz. Esta distancia normalmente e cerca da metade da distancia lateral de espalhamento. 
  • O programa gratuito Adulanço 3.0 desenvolvido pelo Laboratório de Agricultura de Precisão da ESALQ/USP é uma ótima alternativa para uma calibração precisa. Software e manual podem ser baixados aqui.

YaraVita

Os produtos de pulverização foliar YaraVita são amplamente misturáveis em tanque com outros ingredientes agroquímicos para facilitar o tratamento e torná-lo mais conveniente. No site www.tankmix.com e no app Yara TankmixIT, você encontrará os resultados de mais de 30.000 testes em misturas de tanque. O serviço é atualizado diariamente é pode ser buscado por produto ou por ingrediente ativo. Leia mais sobre o app aqui.

Compatibilidade Tankmix