Meio ambiente e reciclagem

Os fertilizantes não prejudicam o meio ambiente em caso de aplicação correta, mas a aplicação incorreta pode causar escoamento para cursos de água, o que aumenta o crescimento descontrolado de algas e contribui para a eutrofização. Nos locais onde for possível, os fertilizantes devem ser armazenados a, pelo menos, 10 metros de distância de um curso de água, uma canaleta de drenagem e bem longe (isto é, 50 metros) de um poço, fonte etc.

O uso correto de máquinas de distribuição e o descarte adequado de produtos derramados e sacos irá evitar o escoamento. As recomendações da Yara incluem conselho sobre quando aplicar o fertilizante para maximizar a absorção das plantas, reduzindo, assim, as perdas para o meio ambiente.

Qualidade do saco de fertilizante

Os sacos protegem contra umidade e tensões mecânicas. Eles são feitos de polietileno (PE), polipropileno (PP), papel ou combinações desses materiais que estão disponíveis (sacos valvulados, sacos totalmente "abertos" para selagem e costura). Os sacos são feitos segundo determinadas especificações:

  • Peso do papel, camadas de papel 
  • Espessura da folha de plástico (PE) 
  • Peso do tecido (tela de PP) 
  • Força e alongamento 
  • Dimensão 
  • Aditivos, como estabilizadores de UV

Reciclagem da embalagem de fertilizante

Os sacos devem ser esvaziados sacudindo-se para retirar o máximo de conteúdo possível. Os sacos vazios podem ser descartados como material não perigoso ou retornados para reciclagem. Em testes, sacos vazios desta maneira mostram apenas traços de resíduos e são considerados não perigosos. Existem diretrizes nacionais que precisam ser seguidas em relação à reciclagem de materiais de embalagem. Os pontos normalmente considerados são:

  • Minimizar a quantidade de resíduo de embalagens usando um tamanho de pacote adequado à quantidade de produto requerida. 
  • Não reutilizar embalagens (sacos) vazias para encher novamente com fertilizante. 
  • Esvaziar, enxaguar três vezes e escorrer todos os frascos de produtos líquidos; descartar a água do enxágue com segurança, de preferência para dentro do pulverizador no período de uso. 
  • Esvaziar completamente as embalagens de pó. 
  • Separar as embalagens esvaziadas de acordo com o tipo.

0.4 Recycling ImageProcurar os símbolos adequados ao reciclar:

2: HDPE: Polietileno de alta densidade  
O HDPE é levemente ceroso e semi-rígido. Não racha. Flutua na água. 

4: LDPE: Polietileno de baixa densidade 
O LDPE é usado em sacos flexíveis. O LDPE reciclado é usado com frequência para fazer sacos de supermercado. 

5: PP: Polipropileno 
O PP se estica em filamentos e emana um cheiro químico quando queimado.

O fertilizante defeituoso também deve ser descartado de maneira segura. Mesmo que ele não seja adequado para distribuição com a aplicação de fertilizante, ainda contém nutrientes valiosos. Assim, certifique-se de que seja recolhido e utilizado da forma recomendada. Se não puder ser utilizado, deve ser tratado como resíduo perigoso. 

Saiba mais sobre a assistência Yara na reciclagem de produtos YaraVita

Article Image

Reciclagem de embalagens de produtos YaraVita

A linha YaraVita é composta por produtos premium que exigem atenção especial em toda a cadeia de distribuição.