Rótulo da embalagem de fertilizante

Você encontrará informações importantes para o transporte, o armazenamento e o manuseio impressas no rótulo do saco do fertilizante. A classificação do produto e a rotulagem está em conformidade com as legislações nacionais e o regulamento da UE, e a classificação do transporte está de acordo com os Regulamentos-Padrão para o Transporte de Produtos Perigosos (TDG) da ONU. A composição química do produto está especificada no saco e está de acordo com o regulamento nacional de cada país. Os escritórios locais de vendas podem fornecer mais informações e assistência.

A tabela abaixo mostra como os perigos são comunicados por meio do rótulo de alguns de nossos principais produtos.

Safety Table
Tabla de seguridad

Conforme foi dito no texto introdutório, os elementos de rotulagem são definidos pelo regulamento CLP (classificação, rotulagem e embalagem) e a regra do transporte de produtos perigosos (TDG). As mesmas informações podem ser encontradas nas Fichas de Dados de Segurança. Ref.: Regulamento CLP: Regulamento (CE) Nº 1272/2008. O CLP ou o Regulamento CLP (classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas químicas) é aplicado em toda a União Europeia e no Espaço Econômico Europeu. A legislação introduz um sistema para a classificação e a rotulagem de produtos químicos com base no Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos da ONU..

É dever da indústria identificar os perigos dos produtos químicos antes que estes sejam colocados no mercado e classificá-los corretamente. Em caso de produto perigoso, ele precisa ser rotulado, para que os operários e os consumidores conheçam seus efeitos antes de o manusearem. (Ref: ECHA website)

YaraLiva labels

A origem do produto sempre está escrita no saco. A parte frontal tanto dos sacos grandes quanto dos pequenos está rotulada para o transporte, rótulo TDG. A parte de trás tanto dos sacos grandes quanto dos pequenos geralmente está rotulada de acordo com os Regulamentos CLP e TDG. 

Usamos um rótulo atípico quando:

  • O produto não possui transporte classificado. Nesse caso, apresenta apenas um rótulo CLP.
  • O rótulo típico pode ser completamente especificado no rótulo da barra lateral.

Um rótulo típico é definido como o rótulo total que inclui todos os elementos exigidos pelos regulamentos CLP e TDG. Nesses casos em que o perigo é representando por pictograma tanto TDG quanto CLP, o pictograma TDG não é incluído.

A barra lateral dos sacos pequenos possui um rótulo típico ou um rótulo CLP (em casos em que o produto não tem transporte classificado). O rótulo da barra lateral pode não conter todos os requisitos do regulamento CLP.

Codificação de lote e rotação de estoque (produtos YaraVita)

Todos os produtos YaraVita portam um código de lote de seis dígitos que fornece informações úteis para a equipe do depósito. Este código está impresso na embalagem externa do produto e nos frascos individuais dos produtos líquidos.

YaraVita Label

Para auxiliar no gerenciamento de estoque, as suspensões YaraVita também portam uma frase impressa na língua local na caixa externa, que especifica a data em que o produto deve ser posto na rede de distribuição para o usuário final e ser aplicado.

Para garantir as informações corretas sobre um produto ou as matérias-primas usadas na produção ou processamento de fertilizantes, a melhor coisa a fazer é requerer uma nova versão atualizada das fichas de dados de segurança (SDS) compiladas de acordo com as legislações do país onde os produtos estão sendo usados. Uma ficha de dados de segurança correta conterá as informações sobre possíveis riscos e recomendações referentes a manuseio e armazenamento, situações indesejadas e descarte. Uma ficha de dados de segurança correta também conterá informações sobre a classificação do transporte.