Fluido de perfuração para exploração de petróleo

Drilling for oil

Escolha confiabilidade, escolha Yara, a líder mundial em nitratos

Você depende de um fornecimento constante de fluido de perfuração para evitar interrupção em suas operações, pois qualquer parada na produção dá muitos gastos. A Yara é líder mundial na produção de nitratos. Também possuímos uma rede logística global, com mais de 200 terminais e armazéns no mundo todo. Nossa capacidade de produção e proximidade às suas operações significam que, ao escolher a Yara, você passa a ter acesso a nitratos onde quer que esteja.

As melhores empresas de serviços petrolíferos confiam no PetroCare da Yara para controlar o H2S, prevenir a acidificação no tanque de petróleo e para os fluidos de perfuração. O PetroCare pode ser entregue no mundo todo na forma líquida ou sólida. A Yara o fornece em qualquer lugar em IBC, flexiliner ou contêiner ISO.

A seleção de um fluido de perfuração aceitável está cada vez mais ligada à legislação ambiental sobre o gerenciamento de resíduos, assim como aos aspectos técnicos tradicionais. O descarte de fluidos de perfuração de resíduos e contaminações associadas está se tornando uma preocupação mundial de muito importância. Por exemplo, nos EUA, essa questão tem regulação em nível estatal, enquanto no Canadá, é federal. Os operadores se adaptam desenvolvendo e seguindo estratégias de minimização, reciclagem e biorremediação de resíduos.

O conhecimento sobre nitratos que a Yara possui possibilitou o desenvolvimento de nitratos especializados que podem ser adicionados ao fluído de perfuração. As principais aplicações de nitrato hoje incluem:

OBMs e SBMs

O PetroCare substitui o Cloreto de cálcio na fase interna. Ele fornece uma solução verde e reduz os problemas e os custos relacionados ao gerenciamento de resíduos.

Solução salina de limpeza

O PetroCare pode ser usado como um floculante inorgânico. Essa aplicação junta-se à argila reativa com alto ROP. A principal vantagem ao utilizar esse tipo de fluido é que a produção de pequenas esferas e entupimento da linha de fluxo não ocorrem. O PetroCare contém nitrato de cálcio, que é classificado como um "inibidor médio de formação de argila". A água resultante do processo de desidratação pode ser usada como base para a preparação de outros sistemas de lama.

Fluidos de quebra:

O PetroCare age como um inibidor da bactéria que reduz o sulfato durante o processo de quebra. Os nitratos especializados são adicionados, além dos produtos biocidas. O biocida é incluso para proteger a goma e reduzir os biofilmes.

Rastreador de fluido do núcleo

Graças ao PetroCare, você pode determinar a presença e a extensão de possíveis danos de amostras nucleares por invasão de lama ou pela filtragem da lama.

Os resíduos líquidos e sólidos nos quais o PetroCare foi utilizado podem oferecer uma solução mais verde para o descarte de resíduos, como por exemplo, o Canadá passa seus resíduos pela biorremediação (expansão na terra). Usando o nitrato de cálcio em vez de cloreto de cálcio oferece diversas vantagens a este método:

  • Necessidade menor de área de terra para espalhar o volume de resíduos
  • O nitrato age para biodegradar qualquer petróleo residual em cortes e enriquecer o solo. Diminui a necessidade de adicionar nutrientes para remineralizar o solo
  • Os nitratos podem estimular os biorreatores usados para processar os materiais dos resíduos e, portanto, proporcionando melhor resultado do processo. (Novos processos de biorremediação)

Combater a acidificação do reservatório de petróleo

A Yara comercializa soluções de redução de sulfeto de hidrogênio (H2S) para o setor petrolífero para a prevenção e mitigação de acidificação e para combater a corrosões nos dutos e reservatórios. Os trabalhadores desse setor estão expostos aos perigos do sulfeto de hidrogênio. Relatórios acadêmicos independentes e testes de laboratório e de campo recomendam nitratos para reduzir a formação de sulfeto de hidrogênio e ajudam a melhorar a segurança no trabalho. O PetroCare é, principalmente, aplicado nos injetores de água do mar no campo petrolífero. Essa é uma solução verde em comparação a outras alternativas.

O PetroCare oferece aos clientes o benefício da vasta experiência da Yara no controle de H2S em processos industriais e em usinas de tratamento de esgoto no mundo todo. O PetroCare é uma solução verde em comparação às alternativas disponíveis no mercado.

Prevenir a formação de H2S pela estimulação de um processo natural

A da acidificação do reservatório ocorre quando a injeção de água é usada para recuperação de óleo secundária, especialmente em instalações em alto mar onde é utilizada água do mar rica em sulfato. A falta de oxigênio, as temperaturas mais quentes e a presença de sulfato estimulam micróbios que ocorrem naturalmente que, por sua vez, produzem sulfeto de hidrogênio tóxico (H2S).

Essa ação faz com que o petróleo doce torne-se ácido. O petróleo ácido tem menor valor de mercado e a presença de gás H2S na produtora pode levar a danos materiais (corrosão de MIC), a taxas restritas de produção e levar a problemas graves de saúde ocupacional. Os gases sulfeto, especialmente o H2S, são perigosos aos humanos, ao materiais e ao ambiente.

Uma solução verde

O PetroCare é dosado na água do mar injetada em pequenas concentrações, promovendo a geração de gás nitrogênio inofensivo advindo de micróbios, em vez do perigoso sulfeto, que é produzido quando as condições de acidificação prevalecem. Nitratos especializados mudam o ambiente bacteriano, de modo que as bactérias não produzam mais gases de sulfeto. O nitrato é uma substância natural presente no solo, onde é um nutriente importante para as plantas. A tecnologia com base no nitrato da Yara é, portanto, uma maneira natural e verde para a eliminação de problemas causados pelo H2S.

O PetroCare é uma tecnologia comprovada contra a acidificação do reservatório

O PetroCare é usado no mundo todo e foi escolhido por diversas empresas petrolíferas como a principal estratégia de mitigação de acidez em campos petrolíferos no Mar do Norte, na América Latina, no Golfo do México, na costa oeste da África, na Rússia e no Extremo Oriente. Relatórios de caso publicados mostram que, quando o nitrato é aplicado corretamente, ele pode oferecer uma boa estratégia preventiva de mitigação da geração de H2S e para o controle de acidificação.

Para combater a acidificação do reservatório, oferecemos uma solução completa à sua instalação, incluindo:

  • Diagnóstico de liberações de H2S
  • Dosagem sob medida, de acordo às suas necessidades e aos diferentes parâmetros de cada lugar
  • Entrega confiável de sais de nitrato diretamente em suas instalações
  • Monitoramento de equipamentos com controle remoto adaptado a um ambiente de campo petrolífero
  • Monitoramento de emissões de H2S

Seguimos, passo a passo, a evolução de suas emissões de H2S, evitando sua liberação e protegendo seus funcionários e equipamentos.