O que é ARLA 32?

O ARLA 32 é usado para reduzir as emissões de NOx em veículos equipados com tecnologia SCR

O ARLA 32 converte os óxidos de nitrogênio (NOx) nocivos da exaustão do seu veículo a diesel em nitrogênio e vapor de água inofensivos, reduzindo consideravelmente as emissões de NOx, que são uma das principais fontes de poluição atmosférica e também contribuem para a formação do "smog" em centros urbanos. Segundo estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde, as emissões de NOx podem contribuir para o agravamento da asma.

Desde de 2005, a legislação que rege os veículos a diesel na Europa tem exigido uma drástica redução nas emissões de NOx. Os fabricantes de veículos, principalmente os de grandes veículos para transporte de mercadorias, tiveram que repensar os sistemas de exaustão de seus veículos. Atualmente, é crescente a quantidade de carros, tratores e outros veículos não rodoviários a diesel equipados com o sistema SCR na exaustão.

Dicas práticas

O ARLA 32 é uma substância inofensiva e fácil de usar. Ele não é um combustível nem um aditivo para combustíveis, e sim uma solução de ureia com elevada pureza que é colocada em um tanque dedicado no veículo, sendo que este deve ser reabastecido quando indicado pelo indicador do painel. O ARLA 32 não é perigoso, pois não é inflamável nem explosivo. Ele é classificado como um fluido transportável de risco mínimo. Se você derramar ARLA 32 nas mãos, basta lavá-las abundantemente com água.

Saiba mais sobre como usar o ARLA 32

Onde posso comprar ARLA 32?

Você pode comprar ARLA 32 em vários postos de serviço, ou de fornecedores de combustíveis ou concessionárias de peças. O ARLA 32 pode ser entregue diretamente em seu depósito, a granel em um caminhão-tanque para descarga em seu tanque de armazenagem ou embalado em um contêiner IBC ou tambor.

ARLA 32, respostas para todas as suas perguntas!

Você acabou de receber seu novo veículo: um veículo grande para mercadorias, uma van, ou um veículo não rodoviário equipado com tecnologia SCR. Agora, é necessário comprar um pouco de ARLA 32. Seja qual for o seu veículo, você usará o mesmo tipo e a mesma qualidade de ARLA 32, e vai usá-lo da mesma forma.

Este vídeo explica como o ARLA 32 trabalha com a tecnologia SCR:

ARLA 32: como ele é feito?

O ARLA 32 é produzido a partir de uma solução de ureia com alta pureza. A ureia é produzida pela combinação de amônia com CO2 (dióxido de carbono). A ureia técnica é encontrada em produtos como xampus, cosméticos e colas. A ureia utilizada no ARLA 32 tem um grau de qualidade diferente daquela usada em fertilizantes.

Um ARLA 32 de qualidade, como o fabricado pela Yara, é produzido diretamente a partir do processo de fabricação da ureia. Essa solução de ureia é, então, diluída com água desmineralizada processada. A água usada no ARLA 32 possui elevada pureza e qualidade específica para que não haja contaminação. O uso de água fora das especificações na produção de ARLA 32 é, provavelmente, a maior ameaça ao seu catalisador e ao seu veículo. Por isso, é essencial comprar de um fornecedor que produza ARLA 32 em conformidade com as normas internacionais ISO.

Como escolher seu ARLA 32?

Compre apenas produtos que apresentem o nome ARLA 32, fabricados em conformidade com a norma ISO 22241 (ISO-22241-1, ISO-22241-2, ISO-22241-3) e que tenha registro do INMETRO. Os sistemas SCR que usam ARLA 32 são muito sensíveis a potenciais impurezas químicas que possam contaminar a solução de ureia. Mesmo pequenas quantidades de impureza podem danificar o desempenho do catalisador SCR. Usar um produto de qualidade evitará os altos custos relacionados à troca de um catalisador danificado.

Atenção: a maioria dos fabricantes de motores para veículos não aceitará a solicitação de garantia se você tiver usado um ARLA 32 de baixa qualidade ou um fluido que tenha sido modificado incorretamente.

O que é a tecnologia SCR para caminhões, ônibus, e veículos não rodoviários?

"SCR" é o nome de uma tecnologia de tratamento pós-combustão para veículos a diesel que permite reduzir as emissões de NOx (óxidos de nitrogênio). SCR é a sigla para Selective Catalytic Reduction (Redução Catalítica Seletiva). Essa tecnologia requer o uso de um reagente chamado ARLA 32. Quase todos os principais fabricantes de motores decidiram usar essa tecnologia para atender às exigências da nova legislação sobre emissões de NOx (óxidos de nitrogênio).

Os principais componentes do sistema SCR são:

  • Catalisador SCR 
  • Unidade de injeção de fluido ARLA 32 
  • Tanque de ARLA 32
  • Unidade de controle de injeção de ARLA 32.

O ARLA 32 do tanque de ARLA 32 é injetado no tubo de exaustão, que fica em frente ao catalisador SCR, mas a jusante do motor. Conforme é aquecido na exaustão, o ARLA 32 converte-se em amônia (NH3) e dióxido de carbono (CO2). Quando o óxido de nitrogênio (NOx) gasoso do tubo de exaustão reage com a amônia dentro do catalisador, as moléculas nocivas de NOx são convertidas em nitrogênio e água, que é liberada na atmosfera como vapor.

Para assegurar o correto funcionamento do seu sistema SCR, use apenas ARLA 32 de alta qualidade, como o Air1® da Yara. Assim, você protegerá o investimento feito em seu veículo, pois um reagente de baixa qualidade pode não ser suficientemente puro e estar contaminado com impurezas. Isso pode causar danos ao catalisador e gerar altos custos de reparo, que não são cobertos pelo fabricante do veículo.

Quais são as vantagens da tecnologia SCR com ARLA 32?

O ARLA 32, combinado com a tecnologia SCR, é uma solução eficiente para reduzir as emissões de NOx de motores a diesel. Ele permite emissões de CO2 menores do que as de soluções concorrentes, como a tecnologia EGR. Ele também é a solução mais econômica para o cumprimento das normas de emissão de NOx. Os principais fabricantes mundiais de motores e veículos já oferecem modelos equipados com SCR.

Por que devo escolher o ARLA 32 da Yara?

A marca Air1 é produzida e comercializada pela Yara, o maior produtor de ARLA 32 do mundo. O ARLA 32 da Yara é produzido em fábricas próprias, situadas na França (Le Havre), na Holanda (Sluiskil), na Alemanha (Brunsbuttel) e na Itália (Ferrara). Essas unidades estão estrategicamente localizadas para suprir nossos mercados com ARLA 32. A unidade de Sluiskil é a maior fábrica de ARLA 32 do mundo, e sua capacidade atual é de 400.000 toneladas.

A Yara atribui um número de identificação a cada tanque de ARLA 32 produzido em suas fábricas. Esse número é dado após serem realizadas análises para garantir que o lote atenda corretamente às especificações, e também permite rastreabilidade completa.