Tecnologia SCR

Abatimento de NOx nos gases de combustão por Redução Catalítica Seletiva

Flue gas treatment for NOx

A tecnologia Redução Catalítica Seletiva (SCR) reduz as emissões dos óxidos de nitrogênio (NOx) usando um catalisador. A tecnologia SCR pode alcançar uma redução de até 95% de NOx no processo de combustão e dessa forma atender à legislação atual e a futura mais rígida. O processo do SCR é a tecnologia mais eficiente, visto que fornece a melhor taxa de conversão.

Com a tecnologia SCR:

  • A temperatura do gás de combustão no ponto de injeção é muito menor do que com um sistema de SNCR. A temperatura de operação ideal é em torno de 350 °C 
  • O catalisador é usado para favorecer as reações de redução de NOx com o agente de redução selecionado (solução de amônia aquosa ou ureia) para produzir nitrogênio gás e vapor de água, limitando dessa forma as reações adversas. Bons resultados de abatimento são garantidos, com reduções de até 95% 
  • O consumo de reagente é otimizado pela estequiometria da reação entre o agente redutor e o NOx a ser abatido.

Um reagente apropriado e um fornecedor confiável são necessários para a operação ideal do sistema de SCR

Se você escolher a tecnologia SCR, a escolha do reagente será essencial para o desempenho ideal do abatimento de NOx.

  • A qualidade do agente de redução é importante porque a presença de contaminantes no catalisador devem ser mínimos. Os requisitos do catalisador exigem especificações do reagente que devem ser respeitadas para se otimizar a vida útil do mesmo e garantir que exceda a validade da garantia contratual. Na Yara, garantimos que você tenha a qualidade certa do reagente para o catalisador SCR
  • Além disso, é importante escolher um fornecedor confiável que possa garantir o fornecimento contínuo do reagente. Se houver uma falha no fornecimento de reagente, as consequências serão que sua unidade de processamento não poderá operar. Isso causa uma interrupção em sua empresa, visto que não é possível atender aos requisitos legais em termos de redução de emissões de NOx, que estão incluídos na licença de funcionamento do local.

Um reagente de baixa qualidade ou fornecimentos não confiáveis de reagentes para a sua empresa podem ter efeitos negativos no sistema de controle de NOx

A Yara produz e fornece agentes de redução aos seus clientes, por meio de sua linha NOxCare®, há mais de 20 anos. Nossa rede exclusiva de locais de produção oferece segurança de fornecimento, garantindo a qualidade e a confiabilidade. Nossas fábricas fornecem ureia ou amônia para redução de NOx em nível nacional.

A Yara fornece agentes de redução e soluções aos operadores de sistemas de SCR ao redor do mundo há quase 20 anos. A Yara oferece sua experiência a você e pode acompanhá-lo em todos os estágios da implementação de um sistema de SCR.

Selecione um agente de redução de qualidade para impedir a desativação do catalisador SCR

Quando você usa o sistema de SCR, é muito importante evitar o uso de reagente contaminado. O reagente contaminado pode desativar o catalisador, dessa forma, é importante garantir o uso de um reagente de boa qualidade, fornecido e armazenado corretamente. Catalisadores desativados podem resultar em substituição prematura e de alto custo do sistema de SCR, que reduz os óxidos de nitrogênio (NOx). A Yara fornece produtos desenvolvidos para garantir a compatibilidade com todos os catalisadores SCR, e controlamos os atributos dos reagentes através de nosso sistema de qualidade. Todos os nossos locais de produção têm certificação ISO 9001, 14001 e 18001.

O cálculo preciso de injeção de reagente é essencial para uma solução de redução de NOx eficaz

Os sistemas de SCR, para que otimizem sua operação, requerem uma distribuição uniforme de amônia e NOx no fluxo de gás de combustão. Uma distribuição irregular de gás pode resultar em uma redução do NOx não suficiente, e um slip de amônia significativo ocorrerá. É importante também determinar a dosagem correta do agente de redução para todas as configurações possíveis do processo. Em geral, todas as configurações de operação futuras são conhecidas antes do projeto e do desenvolvimento do seu sistema de SCR.

Impeça o slip de amônia com injeção de amônia e temperatura corretas

Slip de amônia é um termo do setor que descreve a passagem de amônia através do catalisador SCR sem reação com o gás NOx. Isso poderá acontecer se: 

  • Houver uma dose excessiva de amônia 
  • O upstream da mistura do catalisador não for suficiente (distribuição irregular de amônia e de NOx) 
  • As temperaturas forem muito baixas para que o catalisador fique suficientemente ativo ou se o catalisador estiver completa ou parcialmente desativado devido à sua deterioração

O slip de amônia traz custos desnecessários de SCR e não é bom para o meio ambiente. Com a experiência da Yara, garantimos a não ocorrência do slip de amônia.

Yara: o especialista em operação de sistema de SCR confiável e de baixo custo

Nossos reagentes para redução de NOx, comercializados sob a marca NOxCare, têm a mais alta qualidade. Grande parte da amônia é produzida a partir do gás natural, o que é considerado um processo mais limpo. Fornecemos o agente de redução de sua escolha a partir de nossa rede de fábricas, dando a você a garantia de um fornecimento confiável. Escolher a Yara é a garantia de confiabilidade e qualidade.

Quer reduzir seus custos operacionais de reagente SCR?

A escolha do agente de redução, a dosagem e o método de injeção têm um impacto econômico significativo no custo de suas operações de SCR. Nossos especialistas lhe darão conselhos e o suporte técnico apropriado para garantir a operação com baixo custo de sua instalação de SCR. É importante calcular precisamente e ajustar a injeção e o fluxo corretamente, de forma que apenas a quantidade necessária de agente de redução seja usada. Os custos de reagentes de amônia e ureia podem ser otimizados com a nossa ajuda e nossas informações.

Para saber como usar e otimizar o sistema de SCR usando o reagente certo: entre em contato com um de nossos especialistas.

Quando você escolher uma tecnologia para reduzir as emissões de NOx, a viabilidade e o custo da tecnologia SNCR deverão também ser considerados. O custo de investimento de um sistema de SNCR é muito inferior ao de um sistema de SCR completo, e sua eficácia pode ser suficiente para as suas necessidades.

Saiba mais sobre os sistemas de SNCR da Yara para reduzir as emissões de NOx.