Nós, da Yara, somos parte de uma rede global, que colabora para resolver de forma rentável alguns dos principais desafios do mundo - a escassez de recursos, a insegurança alimentar e a mudança ambiental.

Gerente Jurídico

Sobre Nossa Unidade

Líder em nutrição de plantas, a Yara tem como propósito contribuir para a produção de alimentos para a crescente população global, um dos principais desafios da atualidade. Por meio dos seus fertilizantes e programas de nutrição, a Empresa cria impacto na sociedade proporcionando maior rendimento e qualidade para lavouras em todo o mundo. Além disso, a Companhia também oferece produtos e soluções industriais que reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e oferecem suporte a operações seguras e eficientes.

O departamento Jurídico da Yara Brasil é responsável pela gestão de todas as questões jurídicas da empresa, tais como tributárias, cíveis, trabalhistas, crédito e cobrança, contratos, ambientais, regulatórias, dentre outras. A principal característica do departamento é a condição de business partner dos mais variados clientes internos, atuando tanto sob a ótica da prevenção/consultoria quanto no contencioso.

Responsabilidades

  • Responsável por identificar e gerenciar riscos e oportunidades legais pertinentes ao negócio, no âmbito do Direito Cível, Comercial, Concorrencial, Contratos, Regulatório, Societário, Ambiental e Governança Corporativa. Interface direta e mais constante com as áreas Comercial, Suprimentos, Compras , Operações e Financeiro. Interface com agentes regulatórios, Ministério da Agricultura, ANTAQ, Banco Central, IBAMA, órgãos ambientais, etc.);
  • Responsável por atuar ativamente junto às áreas de negócio para garantir que os projetos estejam alinhados com a legislação vigente. Elaborar, aconselhar e assegurar a devida mitigação de riscos nos contratos celebrados pela empresa. Suporte nas negociações; compra e vendas de ativos; construção e projetos nas unidades;
  • Atuação direta com o diretor Jurídico em projetos estratégicos de Fusões e Aquisições;
  • Garantia do desenvolvimento de treinamentos relevantes para as áreas de negócio, visando aumentar o conhecimento jurídico e, por consequência, a atuação dentro da legislação vigente, assim como a identificação de oportunidades e melhorias;
  • Gestão do plano de carreira e desenvolvimento de especialistas e analistas jurídicos;
  • Gestão do orçamento do departamento Jurídico e contribuição para o resultado da empresa através da otimização dos ativos e passivos, identificando oportunidades no negócio e mitigando riscos.

Qualificações

  • Graduação completa no curso de Direito.
  • Pós-graduação em áreas afins.
  • Conhecimento generalista profundo do sistema jurídico brasileiro, com ênfase em Direito Cível, Comercial, Concorrencial, Contratos, Regulatório, Societário, Ambiental e bons conhecimentos de Governança Corporativa e de Fusões e Aquisições.
  • Conhecimento da área jurídica de atuação e das funções relacionadas, bem como dos negócios envolvidos no objeto social da empresa e seus aspectos econômicos e comerciais.
  • Conhecimento sobre Gestão de Pessoas.
  • Noções de direito tributário.
  • Inglês fluente (imprescindível).

Informações Adicionais

Todas as nossas vagas também são oportunidades para pessoas com deficiência.