Agricultura Sustentável

A Yara tem como objetivo ser líder global em agricultura sustentável e defende a necessidade de conectar problemas globais a desafios e soluções importantes de melhoria da produtividade agrícola: tanto para conseguir a segurança alimentar como para reduzir o aquecimento global.

Sustainable Agriculture

Yara está empenhada em contribuir para o desenvolvimento sustentável. A Yara está posicionada para alavancar e conduzir a agricultura mundial em uma direção sustentável, para isso contamos com a nossa experiência agronômica e industrial.

Pilares da Sustentabilidade

Em linha com a abordagem universalmente adotada de desenvolvimento sustentável, a Yara subscreve a abordagem da agricultura sustentável como consistindo de três pilares:

  • Produção rentável

A dimensão econômica: a agricultura deve fornecer recompensa financeira suficiente para os agricultores, que lhes permitam ter uma vida decente, incentivar a produção e conservação do meio ambiente.

  • Ambiente protegido

A dimensão ambiental: a agricultura deve minimizar o uso de recursos não-renováveis, repor recursos utilizados, proteger e melhorar o meio ambiente e os recursos naturais.

  • Comunidades prósperas

A dimensão social: agricultura deve contribuir para as comunidades locais prósperas e viáveis, para o desenvolvimento econômico e social, incluindo o fornecimento de alimentos saudáveis.

Importância Agrícola

Dentro de um contexto de sustentabilidade global, a agricultura é importante: O setor agrícola é o maior empregador do mundo, representa o maior uso da terra único no mundo, coloca em risco os ecossistemas naturais e é a causa de cerca de um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa. É absolutamente decisivo para a segurança alimentar mundial e também é vulnerável à mudança climática.

O setor agrícola e a indústria alimentar constitui uma importante área da economia mundial, com uma importância especial nos países em desenvolvimento. Aqui, os investimentos na agricultura são considerados para produzir um dos melhores efeitos no desenvolvimento - estimulando o crescimento econômico, o aumento da segurança alimentar e combate à pobreza.

O crescimento da produção agrícola tem sido formidável: Apesar de uma queda acentuada no número de agricultores, particularmente nas economias desenvolvidas, a produção aumentou consideravelmente. Isto é conhecido como a Green Revolution, liderado pelos esforços de Prêmio Nobel Norman Borlaug.

Enquanto a produção de alimentos foi impulsionada, o uso excessivo de recursos não-renováveis ou agrotóxicos causou danos ambientais. Através de um melhor conhecimento, ferramentas modernas e métodos de gestão agrícola atualizados, os agricultores agora são capazes de manter altos rendimentos e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente.

Hoje é comumente reconhecido que um setor agrícola sustentável é uma parte essencial do caminho para o crescimento sustentável.

Questões interligadas

A principal tarefa para a agricultura é produzir alimentos; para fornecer para a segurança alimentar, satisfazendo a crescente demanda de forma sustentável. Sustentabilidade aplicada à agricultura implica que os recursos-chave, como solo, água e nutrientes não podem ser consumidos indiscriminadamente. Consequentemente, as soluções para uma prática agrícola mais sustentável tem que incluir maneiras de melhorar a eficiência dos recursos.

Produção mundial de alimentos tem de aumentar em cerca de 70 por cento na próxima geração, e tem que ser alcançado através do emprego em grande parte a mesma quantidade de terra e menos água. As alterações climáticas, questões energéticas e solos agrícolas degradados se somam este desafio.

Para tornar a agricultura sustentável, e também uma parte da solução, várias questões críticas devem ser abordadas como um nexo que liga alimentos, água e energia para o aquecimento global.

Líder do Conhecimento

A Yara desenvolveu um amplo conhecimento agronômico de apoio à agricultura sustentável. Nossa principal contribuição para uma agricultura sustentável reside na melhoria da produtividade agrícola: Aumentar a produção de alimentos é crucial para evitar mudanças no uso da terra, o que provoca o aquecimento global e a perda de biodiversidade terra existente.

A Yara desenvolve conceitos de nutrição de culturas, reduz a pegada de carbono dos fertilizantes e, consequentemente, da agricultura, e presta assessoria aos produtores para aplicar o produto certo na quantidade certa, na hora certa. Nós promovemos a melhoria da eficiência dos recursos através do diálogo das partes interessadas e parcerias empresariais, para impactar a produtividade, as alterações climáticas e a segurança alimentar.