1900-1905

A primeira produção mundial de nitrogênio fertilizante "Norgessalpeter" (nitrato de cálcio) em uma instalação de teste em Notodden, Noruega. Produção baseada na invenção de Birkeland Eyde, usando energia hidrelétrica para extrair nitrogênio do ar.

À beira da fome

À beira da fome

Ano após ano, a terra foi se tornando menos capaz de fornecer alimentos suficientes para suprir o aumento da população. As preocupações cresceram na Europa, Ásia, Austrália e América no início do século 20, alimentadas pelo químico inglês William Crookes, que, em seu famoso discurso em 1898, disse: “a Inglaterra e todas as nações civilizadas estão correndo um perigo mortal de não ter o suficiente para comer”.

Dias de inverno explosivos

Dias de inverno explosivos

O professor Kristian Birkeland era um homem entusiasmado. Ele pretendia levantar os fundos que precisava para a sua pesquisa através de invenções. Em 1901, ele começou o trabalho que culminaria no desenvolvimento do canhão elétrico.

Um projeto de calibre

Um projeto de calibre

A visão de uma indústria de fertilizantes na Noruega tinha que ser baseada em experiências e ensaios em escala real, além de resultados que atraíssem os investidores sérios.

Um novo dia de trabalho

Um novo dia de trabalho

A fundação da Norsk Hydro deveria ter ocorrido antes, mas esses eram homens ocupados, que precisavam encontrar tempo para se reunir. A papelada foi finalmente assinada em 2 de dezembro de 1905, no escritório de Sam Eyde, na Christiania (atual Oslo).

Um pouco da Noruega

Um pouco da Noruega

1905 foi o ano que a Noruega, um dos países mais pobres da Europa, deu um passo para sair da união com a Suécia e seguiu adiante para demonstrar sua força de nação independente.

Três homens notáveis

Três homens notáveis

Kristian Birkeland, Sam Eyde e Marcus Wallenberg são considerados os fundadores da Hydros. Cada um era uma pessoa de estatura incomum. A decisão de juntar forças em um momento histórico foi uma coincidência singular e bem-afortunada.