1906-1919

A nova unidade de produção em larga escala, incluindo fornecimento de energia, foi concluída em Notodden e foi construída a usina em Rjukan. O Rei Chulalongkorn, do Sião, visitou ambas as unidades.

O próximo passo gigantesco

Próximo passo gigantesco

Os primeiros projetos industriais e hidrelétricos da Hydro podem ter transformado a Notodden em Klondike do norte, mas este primeiro empreendimento estava prestes a ser ofuscado pelos investimentos e desenvolvimentos de Rjukan.

Fonte de energia

Fonte de energia

A nova usina de energia na cachoeira de Svelgfoss, perto de Notodden, produziria 30 mil cavalos de potência, equivalente à produção total de energia hidrelétrica na Noruega nos três anos anteriores. Ela seria a maior da Europa até então e a segunda maior do mundo.

Grandes mudanças em Notodden

Grandes mudanças em Notodden

A comunidade em que a Hydro iniciou a sua vida era pequena no início do século 20. A industrialização e o desenvolvimento de energia hidrelétrica em breve trariam grandes mudanças a Notodden.

Professor Birkeland

Professor Birkeland

Na assembleia de acionistas da Hydro em 1905, Kristian Birkeland foi nomeado consultor técnico vitalício, com um salário anual de NOK 5.000 - o mesmo valor que ganhava como professor na universidade.

Guerra e decisões difíceis

Um céu sem nuvens visto da perspectiva de política global, disse o primeiro-ministro Gunnar Knudsen em maio 1914, no centenário da constituição da Noruega. Não é de se espantar, então, que a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em julho/agosto 1914 tenha pego os noruegueses e a Hydro de surpresa.

O dia de 8 horas

O dia de 8h

A Primeira Guerra Mundial elevou os preços dos alimentos na Noruega a alturas surpreendentes e as pessoas que trabalhavam ganhando os salários normais não conseguiam se manter. Em Notodden, a situação tornou-se tão grave que muitas pessoas não teriam sobrevivido os anos de guerra sem os vale-pão distribuídos pela Hydro.

A pesquisa como força motriz

Pesquisa como força motriz

Nos anos seguintes aos primeiros desenvolvimentos da Hydro em Telemark, a empresa construiu gradualmente o seu próprio ambiente de pesquisa, que trabalhou no desenvolvimento de novos processos industriais e na melhoria da tecnologia de fertilizantes da empresa.