Influência sobre a qualidade do algodão

A geração de receita das plantas refere-se tanto à produtividade quando à qualidade. A qualidade é ditada pelo mercado-alvo e está relacionada aos atributos exigidos pelo comprador.

Um programa de nutrição ideal será aquele que possibilite manter o perfeito balanço nutricional, de forma a manter os aspectos de qualidade da cultura do algodão.  Informações de orientação, obtidas a partir de pesquisa especializada, podem ser utilizadas para o manejo do balanço nutricional.

Essas informações podem ser na forma de padrões foliares, para as amostras de folhas em uma fase específica, adotando um método particular de amostragem. A incorporação de nutrientes, em termos quantitativos e relativos, em diversas partes da planta, à medida que o crescimento e o desenvolvimento ocorrem, pode também servir como informação valiosa para manter o balanço. Os padrões de perfil nutricional e de atributos do solo são também importantes no sentido de avaliar o perfil de nutrientes que devem ser utilizados.

Os dados de orientação devem, portanto, ser adquiridos a partir de plantas com desempenho superior, em termos de geração de receita, sendo essa uma função de exigência e produtividade do mercado-alvo.

No algodão, é a qualidade da fibra que conta. Essa deriva de uma série de fatores, sendo os mais importantes:

  • A fisiologia da planta
  • A cultivar
  • O momento de desfolha
  • O momento da colheita
  • Práticas agronômicas

As fibras são, na verdade, fios que crescem para fora das cascas das sementes. Algumas células epidérmicas produzem fibras longas, outras células param de crescer antes que fiquem muito longas e são chamadas fibras curtas (linter). As diferentes variedades de algodão têm características e porcentagens específicas de cada tipo. O desenvolvimento das fibras se inicia na polinização da flor e passa por três fases de desenvolvimento: alongamento, espessamento da parede secundária (maturação) e secagem.

 

Procure orientação da Yara para todos os problemas de qualidade do algodão