Soluções para culturas

Banana

Influência sobre o peso do cacho de banana


Nitrogênio

Nitrogênio

A aplicação de nitrogênio é utilizada para a produção de matéria seca e produtividade, como o peso do cacho de banana. 
O uso de nitrogênio nítrico, em comparação com as fontes à base de ureia, mantém boa absorção e disponibilidade de outros nutrientes como, por exemplo, o cálcio, o magnésio e o potássio. 

Experimentos confirmaram que, em culturas que utilizam predominantemente as fontes de nitrogênio nítrico, os pesos dos cachos das bananas são maiores.

Forma do nitrogênio

Cálcio, crescimento radicular e doença

Em experimentos, o nitrato de cálcio aumentou o desenvolvimento da raiz e do perfilho com o aumento dos suprimentos de cálcio do solo e das folhas. 
Esta pesquisa também confirmou a redução do risco de doenças radiculares e o aumento direto no tamanho da folha em decorrência do uso de nitrato de cálcio. 
Esta melhora do desenvolvimento vegetativo aumenta o peso médio do cacho de banana.

Cálcio

Cálcio

Magnésio

Magnésio e peso do cacho

Magnésio e produtividade

O magnésio apresenta um efeito direto sobre o peso do cacho. Em caso de deficiência deste elemento, o crescimento da planta será afetado, a absorção de cálcio e potássio declinará e a produtividade geral da banana será ruim.

Boro e Cobre

Boro

Experimentos que examinaram a função do boro (alguns associados com o cobre) mostraram que os dois micronutrientes têm um efeito positivo sobre o crescimento, levando ao aumento do peso do cacho de banana. Se o boro apresentar deficiência, o desenvolvimento do cacho será ruim. 
Embora o cobre seja necessário somente em quantidades muito pequenas (menos de 1% da taxa necessária de manganês), essas taxas são importantes para manter o crescimento rápido e produtivo.

Boro e cobre

Micronutrientes e produtividade