Soluções para culturas

Café

Aumentando a produtividade do café

As maiores produtividades de café são obtidas em solos bem drenados, sem limitação hídrica. O preparo do solo antes do plantio, e a manutenção do pH em água do solo entre 5,2-6,3, permitem que as raízes tenham um bom desenvolvimento e os nutrientes estejam disponíveis para as plantas. A adubação é essencial para manter altos níveis de produtividade.

Nutrição de plantas e a produtividade do Café

nitrogênio é essencial para o crescimento vegetativo vigoroso e para manter a frutificação ideal visando altos níveis de produção. A importância do nitrogênio para a produção de café tem sido confirmada por meio de diversos ensaios nas principais regiões produtoras de café. 

potássio promove vigor, promove o fortalecimento celular e aumenta a tolerância do café à doenças e estresses hídrico e ao frio. É um fator chave para produtividade de café, importante para respiração, fotossíntese e regulação hídrica. Também é importante equilibrar a adição de potássio com nitrogênio, uma vez que altos níveis desses nutrientes são necessários para altas produtividades e enchimento de grãos.

fósforo é importante para crescimento inicial e enraizamento da planta, principalmente no viveiro e no transplantio, assim como no enchimento dos grãos. Especialmente durante períodos de pico de demanda, as aplicações foliares de fósforo podem aumentar a produtividade de café.

cálcio é necessário para garantir um bom desenvolvimento de raízes e crescimento da parte aérea, fortalecendo a estrutura das plantas e aumentando a produtividade. É altamente exigido na fase de enchimento das frutos. 

magnésio e o enxofre possuem um efeito positivo na produtividade de café e não podem ocorrer limitações no suprimento ao longo da safra.

zinco e o boro são importantes na fase de florescimento para melhorar o pegamento dos frutos e melhorar o potencial produtivo.

A produtividade do cafeeiro será resultado da combinação dos fatores de produção. Isolada a nutrição, sua produtividade será tão alta quanto o nutriente em menor suficiência durante todas as fases de desenvolvimento.

Cafeeiro

Outras práticas de manejo que influenciam a produtividade do café

  • O retorno da palha do café ou composto produzido a partir da polpa e resíduos ao campo serve como cobertura para conservar a umidade do solo e também para fornecer matéria orgânica e ciclar nutrientes. 
  • A manutenção de raízes fortes e crescimento vigoroso por meio de um bom manejo  fitossanitário, garante também o máximo enchimento dos grãos e produtividade.
  • A poda regular é essencial para modelar a estrutura das plantas e promover o crescimento de novos  ramos com grande número de  de frutos. Ao mesmo tempo, um  barrado aberto é essencial para assegurar uma maturação homogênea.