Soluções para culturas

Café

Aumentando o florescimento do café e pegamento dos frutos

Para aumentar a produtividade do café, o florescimento das plantas e pegamento dos frutos precisam ser otimizados. O suprimento de nutrientes por meio de fertilizantes é necessário para atingir altas produtividades em café.

flor do café

Nutrição das Plantas, Florescimento e Pegamento dos Frutos de Café

Nitrogênio

Nitrogênio e florescimento

A importância do nitrogênio para a produtividade do café tem sido confirmada com uma ampla rede de ensaios conduzidos nas principais regiões produtoras. Altos níveis de nitrogênio na folhas impulsionam a produção sadia de folhas e maximizam o número de flores (Figura acima).

Fósforo

Fósforo

Em condições de baixa disponibilidade de fósforo, o fertilizante fosfatado aumenta o pegamento de frutos e a produtividade. Respostas a até 150 kg de P2O5/ha têm sido observadas em solos com baixa disponibilidade de P (Figura 22). No entanto, onde ocorre aplicação excessiva de P – como no ensaio de Cuba – a absorção de luxo de P causa um pode causar desequilíbrio com outros nutrientes restringindo produtividade.

Boro

O boro esta associado com o metabolismo de carboidratos e a síntese de ácidos nucléicos. Onde o boro é deficiente ocorrem prejuízos no florescimento e pegamento dos frutos, pois este micronutriente atua diretamente do desenvolvimento do tubo polínico das flores. Sua principal forma de aplicação é via solo, onde é mais eficiente pelo comportamento dentro da planta, mas também pode ser aplicado via folha (figura 52) e quando deficiente reduz significativamente a produtividade do café (figura 54). 

Boro e forma de aplicação

Boro e produtividade